A venda de material escolar despencou pelo segundo ano consecutivo em Barra de São Francisco, por causa da pandemia da Covid-19. No ano passado, segundo pessoas ouvidas pela nossa reportagem, as vendas tiveram queda em fevereiro, mas como ainda não havia definição de suspensão das aulas por causa da pandemia – que só foi anunciada em março – a situação não foi tão ruim quanto a deste ano.
Hoje, 1º de março, nossa reportagem percorreu os principais estabelecimentos voltados para a venda de materiais escolares e a situação era a mesma: quase ninguém nas lojas. Exceto em uma loja de utilidades para o lar, não havia compradores. Nesta loja, uma senhora, com a filha, comprava materiais escolares para criança, como giz de cera, entre outros.

“Só estamos comprando algumas coisas para a minha neta desenhar em casa, mas outros materiais, como cadernos, mochilas, caneta, neste ano não vamos ter que comprar”, disse a mulher mais velha. Na loja, boa parte dos produtos estão sendo oferecidos com 30% de desconto.
Veja também
Ano letivo começa nesta segunda-feira, 1º de março, em Barra de São Francisco
Em outra loja, tradicional na avenida Jones dos Santos Neves, quando chega fevereiro e março as mães e pais costumam levar os filhos para juntos comprarem o material escolar, mas, este ano, a loja tem ficado completamente vazia, como disse uma funcionária. “Não estamos vendendo praticamente nada de material escolar”, admitiu.
Mais à frente, a mesma situação. Uma papelaria tinha apenas uma senhora olhando algumas coisas, mas disse que não pretendia comprar material escolar e sim um produto específico. O vendedor também ressaltou que as vendas caíram quase 100%, desde o ano passado, por causa da pandemia. (Weber Andrade)
Comente este post