
O secretário municipal de Saúde, vice-prefeito Gustavo Lacerda, informou ao site TNL, que a Semus estará fazendo uma ação piloto na Estratégia Saúde da Familia (ESF) do distrito de Vargem Alegre, na próxima segunda-feira, 31, que servira de modelo para ações pontuais em todo o município, buscando melhorar o controle e o atendimento de pacientes com doenças que exijam cuidados permanentes, como hipertensão e diabetes, entre outras.
“Através dessa ação em Vargem Alegre, nós vamos formatar um modelo de atendimento em todas as unidades de saúde do município e não será apenas para hipertensos, mas também para outros grupos, como diabéticos. Estaremos lá com toda a equipe de saúde e, na oportunidade vamos atualizar os cartões de vacina dos pacientes que lá forem.”, explica Lacerda.
De acordo com o cronograma apresentado, o paciente terá sua ficha separada e atendimento agendado previamente. No dia da ação, ao chegar à unidade será abordado pela técnica de enfermagem, que fará a triagem e lançará no sistema. Logo em seguida, o paciente terá atendimento médico, depois será encaminhado a uma enfermeira para receber orientações sobre o tratamento, depois receberá os medicamentos e, por fim, passará pela equipe de imunização, onde terá seu cartão de vacina atualizado e o retorno agendado, se necessário.
Os pacientes deverão levar consigo os cartões do SUS e da AMA e o cartão de vacinas. (Weber Andrade)

























