Em cerimônia simples, mas cercada de forte simbolismo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmas), marcou hoje, 17, a data da inauguração do Parque Natural Municipal Sombra da Tarde (PNMST), com um culto de ação de graças e distribuição de bolo para os presentes ao evento, além da entrega de lembranças aos servidores municipais que participaram diretamente da implantação da área ambiental.
A secretária do Meio Ambiente,, Lislei Moreira Batista, comandou a cerimônia e descreveu parte da história do PMNST, ressaltando que o local se tornou ponto turístico e de educação ambiental da região.
Após a homenagem aos servidores, ela convidou o pastor Gilnei Silva, recém chegado a Barra de São Francisco e que pastoreia na Primeira Igreja Batista (PIB), para ministrar o culto em comemoração aos 22 anos de inauguração do parque, que começou a ser construído em 1998, com recursos Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), do Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, que era como se chamava o ministério na altura. (Veja galeria de fotos no final da matéria).
O parque foi inaugurado em 17 de fevereiro de 2000, com base na Lei municipal 128/1999, mas sua construção teve início em 1998, antes mesmo da liberação dos recursos federais.
Ainda em 2000, a Câmara de Vereadores, então presidente pelo servidor do Judiciário, já falecido, Victor Hugo Vargas, aprovou uma lei que tornou o papagaio Chauá, o símbolo do parque. Saiba abaixo:
Parque Sombra da Tarde: Papagaio Chauá é o símbolo oficial, instituído por lei

























