Com 12 anos de carreira na instituição, ocupando cargo de extrema confiança, gerência de tesouraria, com acesso aos cofres da agência Estilo do Banco do Brasil, na Praia do Canto em Vitória, o servidor Eduardo Barbosa de Oliveira, de 43 anos, agiu em companhia de sua atual mulher, Paloma Duarte Tolentino, 28 anos, dentro de um planejamento de mudarem-se em seguida para o Uruguai.
Os nomes, que até a coletiva da Secretaria de Segurança, na tarde de quinta-feira (21), não haviam sido conhecidos do público, foram divulgados pelo jornal A Gazeta nesta sexta-feria (22). O funcionário do Banco do Brasil furtou R$ 1,5 milhão e tentou fugir para o Uruguai junto com sua companheira e acreditou muito na impunidade e na teoria do plano perfeito ao retirar da unidade, onde era tesoureiro, o dinheiro em espécie e iniciar o plano de fuga.
Tudo foi minuciosamente planejado, mas devidamente registrado por câmaras de segurança do próprio banco, com o que não se preocupou o funcionário, que tinha 12 anos de concursado e estava acima de qualquer suspeita, por nunca ter tido qualquer alteração em sua ficha funcional. No vídeo a seguir, divulgado pela Polícia, o gerente-tesoureiro sai, após o fim do expediente, em companhia de sua companheira com as caixas de dinheiro.
O primeiro passo do furto foi a retirada, na manhã do dia 14 de novembro, de R$ 74 mil, que o gerente passou para sua atual companheira. A mulher depositou o dinheiro do próprio banco em sua conta corrente para a compra de um veículo que foi utilizado na fuga.
Encerrado o expediente, o homem saiu da agência tranquilamente carregando duas caixas, que ninguém suspeitou tratar-se de dinheiro. A movimentação foi registrada pelo circuito interno de câmaras.
O delegado titular do Departamento de Investigações Criminais (DEIC) e da Delegacia Especializada de Roubo a Banco (DRB), Gabriel Monteiro, disse que por muito pouco o casal não conseguiu o objetivo de atravessar a fronteira com o Uruguai e que a parceria com a Polícia Rodoviária Federal foi fundamental.

“Se não fosse essa parceria, ficaríamos de mãos atadas e seria um crime difícil de elucidar. Eles foram presos quase na fronteira do Uruguai, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Já haviam viajado mais de 2.200 quilômetros e foram apanhados no dia 18, por volta das 16 horas”, observou.
O plano era, aparentemente, perfeito, porque o casal teve quatro dias para fugir, haja vista que o furto ocorreu na véspera do feriado, uma quinta-feira (14). A gerente geral do banco procurou a delegacia na segunda-feira (18) dizendo da suspeita de um grande roubo à instituição.
Imediatamente, a Polícia Civil deslocou equipes para diferentes locais, porque havia a suspeita, naquele momento, sobre o tesoureiro, que faltou ao trabalho na segunda-feira e havia ficado incomunicável.
“Quando a equipe visualizou as imagens identificou, imediatamente, o gerente da tesouraria, que tinha acesso aos cofres”, acentuou Gabriel.
No horário do almoço, imagens da tesouraria mostram o gerente entregando à sua companheira o dinheiro que ela depositaria em seguida em sua própria conta para fazer o pagamento de um veículo.
“Fomos ao local da compra e descobrimos a placa do veículo vendido a ele. Acionamos a Polícia Federal, que passou a monitorar o carro. Em três horas eles estavam presos”, disse.
Ao mesmo tempo em que uma equipe fazia esse levantamento, outra foi à residência do casal e descobriu, pelos vizinhos, que relataram que o casal havia feito uma mudança completa no sábado, dia 16, levando até os dois pets – um cachorro e um gato.
O gerente esperou terminar o expediente e saiu, junto com a companheira, com as caixas de dinheiro furtado. Em contato com a ex-esposa do tesoureiro, ela disse à polícia que na tarde de quinta-feira (14) ele a procurou a pagou uma dívida de R$ 20 mil em espécie. Ele já tinha retirado o dinheiro do banco.
O superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, Wemerson Pestana, detalhou que a equipe de Santa Maria (RS), ao avistar o veículo, fez uma abordagem protocolar para a parada. Pediu para que o motorista abrisse o porta malas e os agentes encontraram todo o dinheiro em malas, sem nenhuma preocupação em esconder.
Durante a abordagem, a companheira do tesoureiro do Banco do Brasil já foi logo revelando que eles estavam indo para o Uruguai. O gerente desceu do carro, se identificou e não esboçou qualquer reação. Havia cerca de R$ 1,5 milhão nas malas, o dinheiro do banco: R$ 760 mil em reais, 41 mil dólares e 70 mil euros.
O casal, juntamente com o dinheiro furtado do banco, foi entregue numa delegacia de Polícia Civil de Santa Maria, que fica a 700 quilômetros da fronteira com o Uruguai, e deverá ser transferido para Vitória, onde responderá pelo crime.
Observe no vídeo abaixo todos os passos da dupla no início do furto do dinheiro. A companheira do tesoureiro chega depois de um casal na tesouraria e espera em pé. O gerente-tesoureiro digita a senha e abre a sala-cofre. A companheira dele sai para o corredor e recebe algo, por uma segunda porta, e coloca na cintura. Seriam os R$ 74 mil que viriam a ser depositados na conta dela e usados para comprar o carro usado na fuga. (Da Redação)

























