Trégua começará às 12h (horário de Brasília) deste sábado (19.abr) e deve terminar às 18h de domingo (20.abr); Putin espera que a Ucrânia também anuncie pausa
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste sábado (19.abr.2025) um cessar-fogo temporário com a Ucrânia. A trégua se dá por causa do feriado da Páscoa. Segundo a Presidência russa, terá início às 12h (horário de Brasília) e deve terminar às 18h de domingo (20.abr) –meia-noite de 2ª feira (21.abr) no horário de Moscou.
“Ordeno a suspensão de todas as operações militares por este período. […] Ao mesmo tempo, nossas tropas devem estar preparadas para repelir possíveis violações do cessar-fogo e provocações por parte do inimigo, bem como quaisquer atos agressivos de sua parte”, declarou Putin em comunicado.
O presidente russo espera que a Ucrânia também siga a trégua, mas o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, ainda não se pronunciou.
A Ucrânia e a Rússia tentam negociar um cessar-fogo permanente sob a intermediação do governo do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano). No entanto, as discussões não estão avançando no ritmo desejado pela Casa Branca.
Na 6ª feira (18.abr), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que Trump abandonará os esforços para a trégua se não houver um acordo nas próximas semanas. “Temos outras prioridades para focar também”, disse Rubio em Paris (França) depois de uma reunião sobre o conflito com líderes franceses e ucranianos.























