
Weber Andrade
Uma das propostas de campanha do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), a retirada de animais domésticos, principalmente os cães, das ruas da cidade, será alvo de uma campanha de mobilização que pretende unir a sociedade organizada para buscar uma solução definitiva do problema.
O capitão PM da reserva, Romildo Ferreira, subsecretário municipal de Comunicação está à frente do projeto, que vai contar com o apoio de veterinários, de organizações não governamentais e de toda a população com o objetivo de reduzir a população de cães abandonados pelas ruas da cidade.
“Estamos formatando o projeto de lei, que deverá ir a votação na Câmara Municiopal em breve, assim que o prefeito Enivaldo dos Anjos der o aval. Já temos o serviço de controle de zoonoses e, o próximo passo é fazer essa mobilização da comunidade, de forma legal, parra resolvermos esse problema, não só de cães, mas também de animais de maior porte”, comenta Ferreira.
O projeto, como disse Romildo, não se resume aos cães, que são o lado mais visível do problema do abandono de animais domésticos, ou mesmo a falta de cuidado com eles. Vai cuidar também dos equinos – cavalos, mulas, éguas – que costumam ser criados em lotes vagos, às margens das rodovias e, não raro, escapam e provocam acidentes.
De acordo com o capitão Romildo Ferreira, a campanha vai buscar a castração dos cães e gatos abandonados ou que nasceram nas ruas da cidade e buscar a adoção de boa parte deles, reduzindo assim o problema que tem se agravado no município.
“Quanto aos equinos que forem encontrados, teremos um curral onde eles serão cuidados por um período e, no caso de não serem resgatados pelos donos, que terão que pagar os custos do município enquanto eles estiverem confinados, os animais serão leiloados”, informa o subsecretário.
Hoje estima-se que existam mais de cem cães abandonados pelas ruas de Barra de São Francisco e muitos gatos também, embora seja mais difícil mensurar a quantidade de felinos pois eles conseguem se manter escondidos na maior parte do tempo.

Cuidados
Os cães abandonados, principalmente, recebem cuidados de algumas pessoas isoladas e também de uma Ong, que costuma disponibilizar alimento (ração) para eles em alguns pontos da cidade.
Os ‘cuidadores’ mais conhecidos da cidade são o pequeno empresário Tunico Relojoeiro, que há vários anos cuida de cães de rua, oferecendo alimento e água, inclusive dentro de sua relojoaria, Goreth Oliveira, filha do falecido empresário Eliezer Oliveira, que costuma peregrinar pelo centro da cidade levando tratamento contra doenças e alimentação a animais.
Outro comerciante da cidade que adotou um cão de rua é o dono da loja de roupas Vestimenta, no início da avenida Jones dos Santos Neves onde, junto com a empresária do ramo de hotelaria, Creuza Stefanon, do Hostess Hotel, cuidam de um simpático cão, que tem casa e comida na frente da loja.
























