O governador Renato Casagrande recebe a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta segunda-feira, 11, a partir das 14h, no Salão São Tiago, do Palácio Anchieta, para a cerimônia de acolhimento dos Médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil.
A visita da ministra estava marcada para o dia 4 deste mês, mas acabou sendo cancelada de última hora por problemas no avião que a traria até o Espírito Santo.
No novo edital do Mais Médicos, o Espírito Santo aparecia com 142 vagas reservadas. Segundo o documento, os postos assegurados nesta fase do programa destinam-se ao atendimento de moradores de 37 municípios do Estado.
Para todas as cidades atendidas pelo programa está prevista pelo menos um profissional. No Espírito Santo, 22 municípios têm duas ou mais vagas. Quatro dessas cidades contam com dez ou mais oportunidades. Serra é o município com maior reserva de profissionais, com 32 vagas. Na sequência aparecem Vila Velha (16), Cachoeiro de Itapemirim e Viana (com 10).
O edital prevê a adesão ou renovação de municípios e do Distrito Federal no programa e reserva 6.252 vagas para serem preenchidas em 2.074 municípios, das 27 Unidades da Federação, para atuação pelo período de quatro anos incluindo mil postos inéditos para a Amazônia Legal.
+ Sobre o Mais Médicos
Retomado oficialmente em março deste ano, o Mais Médicos prevê a abertura de 15 mil novas vagas até o fim deste ano. A meta é chegar a 28 mil profissionais em todo o país, levando-se em conta os contratos ainda ativos, com presença principalmente em áreas de extrema pobreza. As bolsas são de cerca de R$ 12,8 mil, acrescidas de ajuda de custo de moradia.
O objetivo é permitir que 96 milhões de brasileiros tenham garantia de atendimento médico na atenção primária, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Com atuação nas unidades básicas, esse primeiro atendimento faz o acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. O investimento previsto por parte do Governo Federal é de R$ 712 milhões neste ano.
“Um dos mais importantes méritos do Mais Médicos é a prioridade para a formação no SUS, no trabalho das unidades básicas, pois é no cotidiano dos serviços de saúde que são vividos os problemas e construídas soluções, através de um processo de aprendizado permanente”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A prioridade no Mais Médicos é para profissionais formados no Brasil. Se sobrarem vagas, podem ser acionados brasileiros formados no exterior. Se ainda assim não forem preenchidos todos os postos, haverá espaço para médicos estrangeiros estabelecidos no Brasil e, por último, para médicos estrangeiros.
“O novo Mais Médicos vem com um conjunto de medidas e vantagens para estimular médicos formados no Brasil a atuarem na atenção básica e se especializarem durante um período de atuação neste nível de atenção”, afirma o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes. (Da Redação com Agência Brasil e Secom/ES)

























