
O Centro de Hemodiálise de Barra de São Francisco, que tem início de operação previsto para o final deste ano, terá pelo menos 24 máquinas filtrando o sangue dos pacientes diariamente. Os equipamentos já chegaram ao prédio, que está em fase de acabamento e devem começar a ser instalados em setembro.
Recentemente o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) anunciou o início do funcionamento da clínica, no bairro Irmãos Fernandes em, no máximo, 90 dias. “A empresária Josi Lopes nos ligou pedindo para ajudá-la a contratar um vigia para a obra, uma vez que a maioria dos equipamentos para a realização do serviço já estão no local”, disse ele.
Enivaldo destacou que esse centro de hemodiálise é um sonho antigo que está sendo realizado graças ao trabalho dele, inicialmente como deputado e do prefeito anterior, Alencar Marim (Podemos), que buscou o seu apoio e o do governador Renato Casagrande, para trazer esse benefício para a região.
“O governador já garantiu que irá comprar os serviços da clínica, assim que ela estiver funcionando, o que foi determinante para a vinda do empreendimento particular. Às vezes, empresários deixam de investir porque, para receber o pagamento dos serviços via SUS, demora cerca de um ano, até a empresa conseguir o credenciamento. Com a garantia de compra do serviço pelo Governo do Estado, a empresária teve tranquilidade para investir”, observa.

O empresário Marcio Fernandes, o Márcio Madeiras, que está construindo o prédio onde funcionará o Centro de Hemodiálise, em Barra de São Francisco, informou à nossa reportagem que, no máximo, até o final deste mês, pretende entregar o imóvel à empresa paulista Med.Álise, que vai oferecer o serviço no município.
Segundo Fernandes, as obras, iniciadas no ano passado estão em fase final e, assim que o prédio for entregue, a empresa começará a instalar os equipamentos. “Acredito que, no mais tardar em setembro, a empresa já esteja instalando os equipamentos”, destacou o empresário.
Enivaldo dos Anjos destaca que o centro de hemodiálise é uma conquista que trará alívio para centenas de pessoas que precisam de tratamento renal, mas também vai trazer geração de novos empregos e maior circulação de pessoas pelo município, gerando renda para todo o comércio local.
Ele destaca que o projeto vai trazer mais do que apenas filtragem do sangue das pessoas com problemas renais crônicos. “A Josi (empresária Josi Lopes) nos garantiu que a empresa dela trabalha também na prevenção dos problemas renais, para evitar que as pessoas com predisposição a doenças renais tenham que fazer hemodiálise no futuro. Com o tratamento precoce, as pessoas poderão evitar ter que fazer uso da hemodiálise”, destaca.
“Queremos evitar o sofrimento das pessoas que utilizam ônibus e outros meios de transportes para se deslocarem de Barra de São Francisco para Governador Valadares, Colatina e até Vitoria para realizar tratamento de hemodiálise”, encerrou.
“Viemos para Barra de São Francisco porque acreditamos muito no potencial da região, detectamos essa necessidade, então decidimos investir na construção desse centro de hemodiálise. Hoje, a clínica já está em fase de acabamento, bem adiantado e, em breve, chegarão os equipamentos. Está tudo certo para começarmos as operações. Iremos atender os pacientes da melhor maneira possível, com qualidade, segurança e acolhimento”, afirma Josi Lopes. (Weber Andrade)
Comente este post