Veja vídeo
A agência de Caixa em Barra de São Francisco, levou nesta segunda-feira, 20, a 17ª multa do ano pelo mesmo motivo: Descumprimento de lei municipal que limita em 30 minutos o tempo de espera para o cliente ser atendido pelo serviço bancário da cidade. Por ser reincidente, a multa aplicada por agentes da Secretaria Municipal de Fazenda foi de R$ 3.791,00.
Só que desta vez, a Caixa não foi multada sozinha. a agência do Banco do Brasil também recebeu multa pelo mesmo motivo e, como foi a primeira, o valor foi a metade da multa aplicada à Caixa.
Irritado com a falta de providências dos bancos federais, principalmente a Caixa, para o recorrente problema de filas de clientes dentro e fora da agência, debaixo de sol, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) determinou à Secretaria de Fazenda manter o rigor e ameaçou não renovar o alvará de funcionamento da agência da Caixa em 2022, além de estudar a possibilidade de tirar do banco a folha de pagamento dos servidores municipais.
“A multa é aplicada e, se não pagarem, vamos judicializar. Preferem pagar a multa do que resolver o problema, que afeta principalmente a população pobre. Ninguém vê rico nas filas, somente os pobres, porque os ricos eles atendem internamente. Vamos dar jeito nisso nem que eu tenha que cassar a licença de funcionamento da agência”, disse Enivaldo.
Segundo o prefeito, até o final do ano as multas vão continuar, mas se não houver providências por parte do banco, “com um local coberto e em ambiente refrigerado para atendimento, o jeito vai ser não renovar o alvará de funcionamento”.
Das multas anteriores, a Caixa fez recurso administrativo em quase todas, que estão em análise. Duas ainda estão no prazo para recurso e, agora, essa nova autuação.
A primeira multa na agência da Caixa foi aplicada no valor de R$ 1.895,00 no dia 7 de janeiro. Agora, o prefeito prometeu que, se for necessário, aplicará uma multa por dia até que o banco tome providências. Os problemas começaram em maio de 2020, quando a Caixa ficou responsável por pagar os auxílios emergenciais do Governo Federal. “Principalmente, no início de mês, quando os aposentados e pensionistas do INSS recebem pagamento, e nas datas de pagar o auxílio por conta da pandemia de Covid, o problema se repete”, disse Enivaldo.
A Caixa, desde o início das multas, divulgou nota oficial, onde afirma que permanece realizando ações para dar celeridade ao atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade aa todos.
Veja a íntegra da nota da Caixa em janeiro
“A Caixa informa que permanece realizando ações sistêmicas para dar celeridade ao atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade a todos. Entre as ações adotadas, na Ag Barra de São Francisco (ES), é possível citar a triagem das filas antes mesmo da abertura da unidade e a recepção qualificada dos clientes durante todo o horário de funcionamento. Somado a isso mantém sinalização/delimitação do piso externo da agência, além de recepcionistas que auxiliam na organização das filas, de forma a garantir o devido afastamento entre as pessoas.
Todas as unidades da Caixa seguem funcionando para atendimento presencial no interior das agências apenas para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, prova de vida do INSS, saque do Auxílio Emergencial, Seguro Desemprego, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, além de desbloqueio de cartão e senhas de contas.
O banco reforça que não é preciso madrugar nas filas e esclarece ainda que todas as pessoas que comparecem às agências no período compreendido entre 8h e 13h são atendidas no mesmo dia.
A Caixa orienta ao uso do aplicativo Caixa Tem e aos canais alternativos, loterias e correspondentes bancários, para os clientes que já podem sacar ou transferir o crédito do Auxílio Emergencial ou do Saque Emergencial do FGTS.
“A Caixa está tomando todas as providências necessárias com relação aos Autos de Infração recebidos da prefeitura local.”
(Weber Andrade com Caixa e PMBSF)
Comente este post