Por Weber Andrade
A decisão do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), de mudar o nome da segunda principal avenida de Barra de São Francisco, para homenagear o ex-prefeito Edson Henrique Pereira, o Edinho, falecido no mês passado, vítima de complicações renais, provocou muita polêmica na cidade, com pessoas defendendo a manutenção do nome do ex-prefeito Manoel Vilá e a homenagem a Edinho em outro logradouro, como a praça Senador Atílio Vivácqua.

Nossa reportagem percorreu a avenida, que começa no entroncamento com a avenida Castelo Branco, já na entrada da Vila Landinha e vai até a confluência com a avenida Jones dos Santos Neves, no bairro Irmãos Fernandes, terminando no número 1.150, onde está a 2ª Igreja Presbiteriana.
De dez pessoas ouvidas, todas apoiaram a mudança do nome da avenida e nenhuma delas disse conhecer a história do prefeito Manoel Henrique Vilá. “Eu vim da Vermelha (Monte Sinai) para cá, estou aqui há 43 anos, mas só me lembro de ouvir falar dos prefeitos José Merçon e Joaquim Alves para cá”, sustenta o comerciante Edinho Eletricista, do bairro Irmãos Fernandes.
Outro morador do Irmãos Fernandes, que trabalha na avenida Prefeito Manoel Vilá, ou melhor, Prefeito Edinho Pereira, José Claudio, também diz ter nascido em Barra de São Francisco, mas nada sabe sobre o prefeito que emprestava o nome à avenida onde trabalha. “Cresci por aqui, nunca ouvi falar nada dele. Quanto à mudança do nome, para mim, não vai mudar muita coisa, mas, pelo menos, o Edinho Pereira, eu conheci”, observa.
O aposentado Cícero Heitor Pontes Pereira, que também mora há vários anos na avenida, foi um dos poucos que soube dizer alguma coisa sobre Manoel Vilá. “Na verdade, acho que ele era juiz e foi nomeado prefeito, mas eu não morava em Barra de São Francisco na época. Creio que ele foi o primeiro prefeito da cidade, antes das eleições”, observa.

Mas, a versão de Cícero está incorreta. As únicas informações sobre o primeiro prefeito da cidade, foram encontradas pela nossa reportagem na primeira edição do livro “O Passado e o Presente de Barra de São Francisco”, de autoria das professoras Marlídia Alves da Silva e Penha Gomes (in memorian), publicado em 1985.
De acordo com o livro, Manoel Henrique Vilá era major do Exército e tomou posse como prefeito nomeado em 15 de fevereiro de 1944, em ata lavrada por Raymundo Sarmento Fernandes. Até janeiro de 1947, o município foi administrado por militares, até a primeira eleição para prefeito, que consagrou Adelino Coimbra como administrador.
Nome na avenida
O nome de Manoel Vilá à segunda principal avenida do município, foi conferido através de lei municipal em 1950, mesma data em que a praça principal recebeu o nome de Senador Atílio Vivácqua.
Segundo o documento, a rua paralela à “Avenida Espírito Santo”, passava a denominar-se Rua Prefeito Manoel Henrique Vilá. Veja a íntegra do documento abaixo:
Comente este post