Pela primeira vez na história, o futebol capixaba terá dois representantes na segunda fase da Copa SP de Futebol Júnior. Principais forças do futebol de base no Espírito Santo, Porto Vitória e Aster foram os responsáveis pelo feito, após as respectivas classificações conquistadas nesta segunda-feira, 9.
O Aster comemorou a vaga inédita após o apito final da vitória por 2 x 1 sobre o Paraná Clube. O time capixaba saiu atrás do marcador, mas chegou à virada com gols de Dieguinho e Breno (assista). Com o resultado, o Aster terminou na segunda colocação do Grupo, com seis pontos.
Confira a tabela completa da Copa SP de Futebol Júnior
O gestor do Aster, Kayo Moreno comemorou o feito e disse que os resultados de seu time de do Porto Vitória mostram que os tranalhos estão sendo bem feitos.
“Eu, como filho da terra, me sinto lisonjeado. Os resultados de Aster e Porto Vitória mostram que os trabalhos estão sendo bem feitos. A base do Espírito Santo tem valor. Apostar em base não é gasto, mas sim investimento. Hoje temos o Aster, Porto Vitória, o Nova Venécia, clubes-empresa que estão organizados e trazendo notoriedade para o nosso Estado, diss Kayo, em entrevista ao site ge.
O Porto Vitória teve que esperar um pouco mais para comemorar a classificação. Após golear o Imperatriz-MA, por 4 x 1, o Verdão torceu contra o Taubaté, na partida contra o Fluminense. E deu certo. O Tricolor venceu o jogo e o Porto assegurou a vaga para a segunda fase.
O presidente Vinícius Coelho afirma que o feito faz parte de uma evolução geral do futebol capixaba.
“Essa façanha vem para engrandecer o futebol capixaba, que vem aumentando o nível, na base e no profissional, a cada ano e eu venho percebendo isso. O profissional levamos muito a série, mas o nosso foco sempre será a base. Estamos disputando a nossa primeira Copinha e estar passando de fase é um fato histórico. Agora esperamos avançar novamente, assim também como Aster para quebrar esse paradigma.”
Histórico do futebol capixaba na Copinha
Aster e Porto Vitória se tornaram os primeiros times capixabas a garantir um lugar na segunda fase da Copa SP de Futebol Júnior, em uma mesma edição. Porém, em mais de meio século de disputa, até mesmo passar da fase de grupos sempre foi um problema para o futebol do Espírito Santo.
Em 53 edições da Copinha, apenas quatro vezes times capixabas avançaram para a disputa do mata-mata. Três vezes com a Desportiva Ferroviária, em 1985, 1998 e 2019, e uma vez com o Serra, em 2020. A melhor participação foi a da Tiva, em 98, quando eliminou o Corinthians, nas oitavas de final e caiu para o Internacional, nas quartas. (Da Redação com ge)
Veja também
Copinha tem 46 classificados e 14 confrontos definidos na próxima fase

























