
Os vereadores Alemão Vitorino (PSD), presidente da Câmara, e Emerson Lima (PSD), líder do prefeito no Legislativo, participaram da reunião técnica da Petrocity Ferrovias, promovida pela Prefeitura de Governador Valadares (MG) na última segunda-feira (8), e retornaram à cidade entusiasmados com o que ouviram da exposição do presidente da Petrocity Group, José Roberto Barbosa da Silva.
“Vai ser um grande marco na história de Barra de São Francisco, que será colocada no centro das atenções do Brasil e até do mundo. Ter duas ferrovias e um porto seco aqui vai impulsionar o município e uma região de forma jamais vista. O nosso granito já é conhecido no mundo inteiro e agora vamos ser conhecidos também como um grande centro logístico. A população precisa se mobilizar para garantir o empreendimento e a nós, da política, compete derrubar todas as barreiras para trazer esse desenvolvimento”, disse Alemão Vitorino.
Já o vereador Emerson Lima participou da reunião representando o prefeito Enivaldo dos Anjos e retornou dizendo que o projeto é tudo o que uma reunião poderia desejar: “A gente fica sonhando com isso, porque é um projeto muito grande, não apenas para Barra de São Francisco, para a região Noroeste, para o Espírito Santo e para o Brasil. É um novo tempo que estamos construindo. São duas ferrovias nos ligando ao Brasil e ao mundo, através do porto”.
Da mesma forma que seu colega presidente da Câmara, o líder do prefeito também defendeu que haja ampla mobilização de todos os setores da sociedade para abraçar o projeto logístico, que prevê a construção de uma grande Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTAC) em Barra de São Francisco, para fazer a transferência de cargas entre as ferrovias Juscelino Kubstischeck, ligando Barra de São Francisco a Brasília, e a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, que vai ligar o Vale do Aço ao porto da Petrocity em São Mateus.
“São projetos privados, portanto muito mais ágeis, mas o poder público precisa ser parceiro para promover o desenvolvimento. Os municípios, o Estado e a União podem ajudar muito agilizando licenças e procedimentos de suporte. Tenho certeza de que o prefeito Enivaldo dos Anjos é um entusiasta da ideia e vai liderar nossa região para que os projetos sejam realidade, pois isso vai transformar nossa economia, gerar muito emprego e melhorar a renda de todo mundo”, disse Emerson Lima.
Depois de Governador Valadares, o presidente da Petrocity Ferrovias, José Roberto Barbosa da Silva, terá uma nova rodada de conversas em Ipatinga, no dia 22 deste mês, e numa data a ser definida fará um encontro para mostrar o projeto da Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek em Teófilo Otoni (MG). As atividades do ano estão previstas para se encerrarem com uma reunião em Barra de São Francisco, dia 21 de dezembro.
Em Governador Valadares, José Roberto apresentou os projetos da EFMES e discutiu com o prefeito André Merlo (PSDB), líderes empresariais e políticos a implantação na cidade de uma UTAC com porto seco. A EFMES terá cerca de 420km e vai permitir vencer o gargalo do transporte de cargas do Vale do Aço. “A economia local já se mobiliza para esse novo tempo”, disse José Roberto.
Comente este post