Weber Andrade*
Em Barra de São Francisco, ontem, 4 de outubro, foi feriado, dia do Padroeiro São Francisco de Assis e muitas famílias estavam reunidas para a hora do almoço, quando, de repente, não mais que de repente, as redes sociais do grupo Facebook foram caindo, uma a uma.
Como é comum nestes temos modernos, mesmo à mesa do almoço, as conversas hoje não prescindem do celular. Selfies e mais selfies, enviadas na velocidade da luz, chegam aos mais diversos recantos do mundo, mostrando a cara da torta de bacalhau com palmito, neste caso, na casa do meu amigo Cícero Heitor Pontes Pereira, que recebia, junto com o filho Márcio Fabiano, um casal de amigos para o almoço.
Entre uma taça de vinho francês e um garfada da boa torta, de repente, não havia mais rede para enviar notícias, acabou-se a graça do selfie e o papo teve que continuar sem partilha, bem à moda antiga, com causos e histórias, que o “véi” Cicero adora contar.
Não estava lá para presenciar a cena. Tinha saído pouco antes, já alimentado, para atualizar o site de notícias, quando percebi que algo estava errado com o celular. Desliquei, liguei de novo, tirei a bateria e nada do Whatsapp…
Fui para o Facebook. A página inicial estava lá e, pensei, pelo menos por aqui. Mas quá, nem Facebook, nem Instagram, só me restava o Google, com o gmail, já que ainda não cedi aos encantos do Twitter, que também é da rede Facebook, e nem do concorrente Telegram.
Imagino que este último deve ter recebido a adesão de milhares, talvez milhões de pessoas naquelas seis horas em que o grupo Facebook esteve fora do ar.
Voltei para a rua, liguei para amigos, pelo velho e abandonado sistema de chamada de voz – a primeira serventia do telefone, alguém se lembra? – e a reclamação era a mesma, caíram as redes, tá difícil comunicar hoje, vou pro mato, estou vendo um filme com a família… As respostas, o tom de voz, eram de dar dó.
Por volta das 18h30, ainda fiz uma última tentativa de acessar o Whatsapp, mas ainda estava fora do ar. Desisti, como oro sozinho, liguei a TV, fui ver um filme e, assim adormeci. Acordei por volta de 2 horas desta terça-feira, 5, com muitas mensagens de alívio, as redes sociais estavam de volta.
Mas a lição, parece que ficou: O mundo, que até duas décadas atrás mal conhecia redes sociais, hoje não vive sem elas, ou pelo menos, teria que fazer um curso para sobreviver.
A Reuters informou que funcionários da plataforma que não quiseram ser identificados disseram anteriormente que acreditavam que a interrupção foi causada por um erro interno no modo como o tráfego da Internet é roteado para seus sistemas.
As falhas nas ferramentas de comunicação interna e outros recursos que dependem dessa mesma rede para funcionar agravam o erro, disseram esses funcionários.
O Facebook
O Facebook divulgou nota no final da noite de ontem, informando que o apagão global de mais de seis horas em suas redes, foi uma falha interna: um defeito durante alteração em suas configurações. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.
“Queremos esclarecer que acreditamos que a causa da queda foi uma mudança de configuração”, afirmou a empresa.
De acordo com o Facebook, a falha ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros centros fossem afetados.
“A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”.
A empresa não especificou quem executou a alteração na configuração e se essa mudança estava planejada.
Leia a nota do Facebook:
A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.
Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.
Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.
Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.
A nota foi assinada por Santosh Janardhan, engenheiro de infraestrutura.
*Com G1 Tecnologia
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