Tropas dos Estados Unidos estão investigando restos mortais de humanos em trem de pouso de avião no aeroporto de Cabul
O Talibã reprimiu violentamente uma manifestação na cidade de Jalalabad, no Afeganistão, nesta quarta-feira, 18: membros do grupo extremista efetuaram disparos em uma multidão e bateram em manifestantes.
Pelo menos duas pessoas morreram e 12 ficaram feridas, segundo a rede Al Jazeera.
O protesto começou porque o Talibã tirou a bandeira do Afeganistão de um monumento no centro da cidade e colocou a sua própria. Uma parte grande dos cidadãos da cidade não gostou da mudança e resolveu protestar.
Segundo o “New York Times”, centenas de manifestantes fizeram um protesto na principal rua comercial da cidade. Eles carregavam a bandeira do Afeganistão, assoviavam e gritavam. Os membros do Talibã atiraram para o alto para que a multidão se dispersasse. Isso não aconteceu. Os talibãs, então, começaram a agredir os manifestantes.
Jalalabad fica perto da principal fronteira do Afeganistão com o Paquistão e é um importante centro comercial.
O Talibã tomou a cidade há quatro dias. Não houve muita luta: os líderes locais chegaram a um acordo com os extremistas.
Também houve protestos na cidade de Khost, no sul do país.
A resposta do Talibã à manifestação em Jalalabad mostra que a tentativa dos líderes do grupo de se mostrarem como moderados pode ser só no discurso. “Não queremos que o Afeganistão seja um campo de batalha”, disse Zabihullah Mujahid, um porta-voz do grupo, em uma entrevista coletiva nesta terça-feira, 17.

Tropas americanas encontram
restos humanos em avião
Tropas americanas encontraram “restos humanos” no trem de pouso do avião militar seguido na segunda-feira no aeroporto de Cabul por centenas de afegãos em pânico com a volta do Talibã ao poder, informou nesta terça-feira, 17, a Força Aérea dos Estados Unidos, que abriu uma investigação sobre o caso.
A Força Aérea analisará todos os vídeos que circulam nas redes sociais do avião de transporte C-17 com pessoas tentando se agarrar a suas asas ou rodas. Outro vídeo mostrou o mesmo avião voando sobre Cabul e o que parecia ser duas pessoas caindo.
“Além de vídeos divulgados e reportagens da imprensa sobre pessoas caindo do avião durante a decolagem, restos humanos foram encontrados no trem de pouso do C-17 quando ele pousou na base aérea de Al Udeid, no Catar”, disse a porta-voz da Força Aérea dos EUA, Ann Stefanek.
“A investigação será exaustiva para que possamos obter todos os fatos sobre este trágico incidente”, acrescentou em nota.
Os militares não divulgaram um balanço total das vítimas no momento da decolagem, nem confirmaram a informação de que uma pessoa foi esmagada sob as rodas da aeronave. (G1 Mundo)
Comente este post