A taxa de letalidade da Covid-19 em Barra de São Francisco voltou a crescer em agosto e acendeu o sinal de alerta na Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Depois de dois meses com 8 mortes mensais, o município já registrou 11 óbitos em agosto, embora tenha diminuído sensivelmente o número de infectados e de casos ativos.
A boa notícia é que, até o momento, não há registro de infecção pela variante Delta da Covid-19 no município. A variante, chamada de cepa indiana, tem sido a maior preocupação das autoridades de saúde do país, devido às suas características de maior capacidade de contaminação.
“Já pedi à Coordenadoria de Vacinação todos os dados dos pacientes que vieram a óbito este mês. Vamos analisar o perfil dessas vítimas, se são jovens, se são adultos ou idosos e a data de internação para entender esse crescimento”, afirma o secretário Elcimar de Souza Alves.
Elcimar explicou ainda que, embora muita gente pense que alguns óbitos confirmados este mês, como o do ex-vereador e subsecretário de Serviços e Limpeza Pública, Jessui da Cesan e do Paulinho, técnico em enfermagem do hospital, não entrem na conta da Covid-19, eles são sim, registrados como óbitos causados pelo coronavírus.
O secretário esclarece que, quando a pessoa é internada por conta da Covid-19, mesmo que passe o período de quarentena da doença, as mortes acabam acontecendo devido às sequelas do vírus e entram na conta da letalidade do coronavírus.
Abril foi o pior mês da pandemia
O mês de abril foi de muita tristeza e dor para as famílias de Barra de São Francisco, que receberam notícias de várias mortes por dia, inclusive, atingindo pessoas jovens, como o jovem Kaio Guilherme Moreira, sepultado no dia 14 daquele mês, depois de lutar vários dias contra a Covid-19. Do dia 1º até o dia 30 de abril, foram 75 mortes.
No dia 4 de janeiro eram 1.738 casos confirmados desde o início da pandemia e o número de mortes no início do ano era de 51 pessoas. Agora estamos com 209 vítimas fatais da doença, um aumento de 158 óbitos em oito meses e os casos chegaram a 5.089. (Da Redação)
Comente este post