O mutirão de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 28, em Barra de São Francisco, atraiu centenas de pessoas em busca da segunda dose da vacina.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, foram vacinadas 620 pessoas com a segunda dose nos três pontos da cidade.
No meio da semana o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anos (PSD), que já havia determinado o sorteio de leitoa, cabrito e até bezerro, para quem usasse máscara, disse que agora vai sortear uma motocicleta Honda Biz para quem tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
A medida acontece depois da constatação de que, em agosto, houve um aumento substancial de óbitos em relação aos dois meses anteriores, junho e julho. Nos dois meses anteriores foram registrados 8 óbitos por mês e, em agosto, já foram 11 mortes.
O número de casos ativos, que também chegou a cair para 36 no início de agosto – chegou ao pico de 928 em 9 de abril – agora subiu para 71, um aumento de mais de 80%.
“O último levantamento que recebi, esta semana, indica que 28,8 mil pessoas tomaram a primeira dose e, apenas 11,4 mil tomaram a segunda dose no município. A população precisa entender a necessidade da vacina e de tomar os cuidados individuais. Por enquanto, vamos orientar nos cuidados e incentivar a vacinação, mas se o quadro piorar podemos ter que adotar medidas que ninguém quer mais”, adianta o prefeito Enivaldo dos Anjos, lembrando de quando decretou lockdown no município por 15 dias, em março.
O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, em entrevista ao TNL, informa que mais de 80% da população já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
“A vacinação está acontecendo dentro das expectativas”, disse Elcimar, que convoca os jovens, principalmente de 18 a 25 anos, para que tomem a vacina o mais rápido possível e pede que não deixem de tomar a segunda dose.
Como vacinar
O acesso à vacinação poderá ser feito mediante agendamento, que deverá ser feito pelo sistema disponível, seja por site próprio ou por meio da plataforma Vacina e Confia daqueles municípios que aderiram ao sistema. E cada município fará a divulgação dos pontos de vacinação em seu território. (Da Redação com Secom/ES
Comente este post