O tricampeonato Capixaba da Série A manteve o Real Noroeste na liderança isolada do Ranking ge.globo de Clubes do Futebol Capixaba. O time de Águia Branca ampliou ainda a vantagem para o segundo colocado, que agora é o Serra, com os três títulos estaduais (2021, 22 e 23) e a taça da Copa ES (2019). O Real agora soma 15.920 pontos, levando apenas em consideração os resultados nas competições estaduais, das últimas cinco temporadas – 2019 a 2023.
Este ano, não obstante ter ganho o título máximo do futebol do Espírito Santo, o time de Águia Branca ficou fora da final da Copa ES e caiu nos primeiros jogos da Copa Verde, Copa do Brasil e Série D.
Para o ano que vem, os Merengues Capixabas estão preparando um time renovado, em busca do tetra e também de melhor desempenho nas competições nacionais.
Uma das decisões da diretoria tem o objetivo de melhorar a renda do clube, trazendo o mando de campo dos seus jogos para o estádio municipal Joaquim Alves de Souza, em Barra de São Francisco.
O acordo, costurado entre o presidente do Real, Fláris Olímpio da Rocha e o prefeito Enivaldo dos Anjos permitirá ao time usar o seu estádio apenas como centro de treinamento e hospedagem de parte dos jogadores, mas, eventualmente o time também poderá jogar no Rochão.
A data de início do Campeonato Capixaba 2024 segue prevista para o dia 20 de janeiro e, o jogo de volta da final, no dia 14 de abril. A tabela e o regulamento serão publicados até o dia 21 de novembro.
Veja o ranking completo
Pelo quinto ano consecutivo à frente do Real, o técnico Duzinho Reis montou uma equipe do praticamente do zero – restou apenas o lateral Gabriel Santos – e mais uma vez levantou a taça do Capixaba. O treinador afirma que a responsabilidade de seguir no topo aumenta a cada ano.
“A gente se sente honrado em estar liderando o ranking do futebol capixaba. A gente sabe que não é fácil estar nessa posição. Acho que é fruto de um trabalho do presidente, diretoria, da comissão, dos atletas que por aqui passaram. Estamos todo ano buscando aí trazer jogadores de outros estados para estar fortalecendo ainda mais o Campeonato Capixaba. Ficamos felizes com esse feito, mas sabemos que cada vez mais aumenta a nossa responsabilidade de estar fazendo boas campanhas”, disse Duzinho, em entrevista ao ge.globo.
Duzinho ainda destaca que o ano de 2024 será ainda mais competitivo para o Real Noroeste se manter na liderança do Ranking ge.globo.
“Eu tenho certeza que esse ano que está por vir, não vai ser diferente. Vai ser um ano altamente competitivo, com essa equipe cada vez mais se fortalecendo. A gente espera que nessa remontagem da equipe, a gente possa fazer um Real ainda competitivo, um Real que busque as primeiras colocações”, completou o treinador.
Top 10 clubes do Ranking ge.globo
1º Real Noroeste – 15.920 pontos
2º Serra – 13.588 pontos
3º Rio Branco-ES – 13.104 pontos
4º Vitória-ES – 11.300 pontos
5º Nova Venécia – 10.952 pontos
6º Desportiva Ferroviária – 10.072 pontos
7º Rio Branco VN – 9.284 pontos
8º Estrela do Norte – 8.944 pontos
9º Vilavelhense – 8.892 pontos
10º Pinheiros – 7.304 pontos
Como funciona o Ranking
O Ranking ge.globo de Clubes do Futebol Capixaba, não-oficial, segue a ideia dos critérios adotados pela CBF para ranquear os seus clubes filiados. O ranking considera as participações dos times capixabas nas três competições estaduais: Campeonato Capixaba, Copa Espírito Santo e Capixaba Série B, nesta respectiva ordem de importância.
Na distribuição dos pontos, de acordo com as posições nos torneios, os campeões ganham uma maior relevância. Assim como no Ranking da CBF, as pontuações conquistadas no ano vigente tem peso igual a 5, no ano anterior peso 4 e assim sucessivamente, considerando apenas participações nos últimos cinco anos. (Da Redação com ge Espírito Santo)
Comente este post