Mais de 3 mil famílias de Barra de São Francisco serão beneficiadas com o pagamento parcela de março do benefício a partir de hoje, 18. No banco de dados do Ministério da Cidadania havia 3.084 famílias beneficiárias do Bolsa Família no município, no mês de fevereiro de 2021 sendo 8.749 pessoas diretamente beneficiadas pelo programa.
No mês de fevereiro de 2021, foram transferidos R$ 462.100,00 às famílias do programa em Barra de São Francisco, e o benefício médio repassado foi de R$ 149,84 por família.
Dentre essas famílias, 88,7 % dos responsáveis familiares (RF) eram do sexo feminino, o que corresponde a 2.735 mulheres. O programa prevê o pagamento dos benefícios financeiros preferencialmente à mulher, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da autonomia feminina tanto no espaço familiar como em suas comunidades.
Parcela de março do Bolsa família começa a ser paga nesta quinta-feira, 18
Em fevereiro o número de pessoas beneficiárias do PBF equivalia aproximadamente a 19% da população total do município, abrangendo 1.645 famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza. A cobertura do programa foi de 82 % em relação à estimativa de famílias pobres no município. Essa estimativa é calculada com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o Ministério da Cidadania (MC), o município está próximo da meta de atendimento do programa. “O foco da gestão municipal deve ser na manutenção da atualização cadastral dos beneficiários, para evitar que as famílias que ainda precisam do benefício tenham o pagamento interrompido. A gestão também deve realizar ações de Busca Ativa para localizar famílias que estão no perfil do programa e ainda não foram cadastradas”, diz o MC.
O valor e os tipos de benefícios recebidos pelas famílias variam de acordo com o perfil de renda, tamanho e composição familiar (se há crianças, adolescentes, gestantes ou nutrizes na família, por exemplo). Na tabela abaixo, constam a quantidade e os valores repassados por tipo de benefício no seu município, no mês de novembro de 2020. (Weber Andrade com dados do Ministério da Cidadania)
Comente este post