
Mais de 104 mil candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano no Espírito Santo devem comparecer aos 251 locais de prova neste domingo, 17, primeiro dia de aplicação da avaliação física. Outros 1.350 estudantes escolheram fazer o exame de forma virtual.
O número é superior aos dos candidatos inscritos em 2019, quando 102.274 pessoas se habilitaram a fazer as provas.
Na região de atuação do 11º BPM oficiais e praças da Unidade estão prontos para fazer a segurança e garantir o sigilo do exame.
Caberá aos policiais garantir o transporte seguro dos materiais – cadernos de provas e outros – a serem utilizados no certame, além do patrulhamento de rotina para garantir a segurança dos inscritos no Enem.
Este ano, os portões são abertos mais cedo, às 11h30, meia hora antes em relação a anos passados para evitar aglomerações nas portas dos locais de prova, por causa da pandemia da Covid-19.
A segurança e o transporte público foram reforçados no Estado para atender a demanda.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), mais de 1,3 mil policiais fazem a segurança nas ruas. Em um levantamento da secretaria, 16 locais de provas foram mapeados como críticos para a possibilidade de aglomeração.
A aplicação das provas escritas acontece neste domingo, 17, e no próximo, 24, em 38 municípios. A logística de transporte dos 591 malotes contendo as provas foi feita pelos Correios.
Cronograma do Enem
Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
Provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Reaplicação: 23 e 24 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
Resultados: a partir de 29 de março
Pandemia
Também por causa da pandemia da Covid-19, uma série de medidas foram adotadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem.
O candidato só poderá ter acesso ao local de aplicação das provas se estiver usando máscara e pode ser eliminado do exame se ficar sem a proteção dentro da sala.
O órgão também garantiu que reduziu o número de candidatos por sala, disponibilizará álcool gel nos locais de prova, terá salas exclusivas para grupos de risco e fará o distanciamento entre as carteiras.
Os participantes que estiverem com sintomas e suspeita de Covid-19, não devem comparecer à aplicação dos exames.
Digital
Também por causa da pandemia do coronavírus, neste ano será realizada de forma inédita uma versão digital da prova para os alunos que optaram por essa modalidade.
O Enem digital será aplicado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O novo formato será aplicado para 1.350 participantes no Espírito Santo, em 16 locais de prova, nos municípios de Cariacica, Vitória, Vila Velha e em Cachoeiro de Itapemirim.
Horários
Abertura dos portões: antes, 12h; agora será às 11h30 (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas 1º dia (17/1): 19h
Término das provas 2º dia (24/1): 18h30
Medidas de prevenção
Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;
Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame);
Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas;
Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila;
Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais de aplicação; agora serão 200 mil;
Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima;
Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima;
Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.
(Weber Andrade com G1 Espírito Santo e Secom/ES)
Comente este post