Poucos contratos de autorização foram colocados nos trilhos pelas empresas que os assinaram com o Ministério dos Transportes no final do Governo Bolsonaro para ampliar a malha brasileira, que é mesma de há 100 anos.
Para destravar o sistema, o Governo Federal estuda ajustar o programa de ferrovias autorizadas para possibilitar que a União faça aportes financeiros nelas, a exemplo do que já faz nas rodovias autorizadas. O tema será discutido com o Congresso Nacional.
O anúncio da movimentação, que tem o apoio e a participação das empresas autorizadas a construir e operar novas ferrovias no País, foi feito na última semana pelo secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.
O movo marco ferroviário levou ao Ministério dos Transportes 106 requerimentos que resultaram em 45 contratos de autorizações com previsão de investimentos de R$ 241 milhões em 12.546 quilômetros de entradas de ferro.
FERROVIAS DO NOROESTE E NORDESTE DO ES
Um dos principais projetos foi apresentado pela Petrocity Ferrovias com alto impacto nas microrregiões Noroeste e Nordeste do Espírito Santo, que sempre estiveram à margem dos programas de desenvolvimento econômico do Estado.
“Reafirmo que, apesar da longa greve do IBAMA, que atrasou o processo de licenciamento, estamos bem avançados em nosso projeto executivo. Creio que nas próximas semanas termos novidades a anunciar”, disse José Roberto Barbosa da Silva, CEO da Petrocity Ferrovias.
A empresa projeta para Barra de São Francisco “o maior hub logístico do Sudeste” na confluência de duas de suaa quatro Ferrovias, interligadas entre si no que já foi batizado de “Corredor Centro-Sudeste”: a Estrada de Fereo Minas-ES, entre São Mateus e Ipatinga, que será integrada por uma Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas (Utac) à EF Juscelino Kubtscheck, de Barra de São Francisco a Brasília.
Em Unaí, o mesmo ocorre para integrar a EFJK com a EF Planalto Central até Mara Rosa, por onde passa a Ferrovia Norte-Sul. Em Corumbá de Goiás são um ramal de 63k até Anápolis (GO).
“Estaremos integrados, pelo exercício do direito de passagem, com Ferrovias que levam cargas para todos os principais portos braseiro, desde Itaqui(MA) a Santos (SP), Paranaguá(PR) e Rio Grande (RS)”, disse José Roberto.
A Petrocity Portos tem também autorizadas a construção de um Terminal de Uso Privativo (TUP) em Urussuquara, São Mateus. (Da Redação)
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