
O estacionamento rotativo ‘Zona Azul’ no centro de Barra de São Francisco começou a funcionar na última segunda-feira, 19, no terreno em frente ao Shopping Barra e à Rodoviária, no terreno da Prefeitura. Até meados de fevereiro deste ano, o local tinha uma ocupação de cerca de 60% das vagas disponíveis gratuitamente.
No entanto, nesta primeira semana de cobrança, o rotativo tem ficado às moscas. “Não dá pra pagar R$ 2 por hora para estacionar no centro da cidade, está fora da realidade”, reclama um motorista que acabou colocando seu veículo em local proibido, na frente da igreja Matriz, onde só é permitido estacionar para carga e descarga.
Mesmo com a promoção de meia hora grátis para quem apresentar nota de compra no comércio local, a funcionária que está cuidando do rotativo disse que a procura tem sido pequena. “Creio que, quando o rotativo passar a ser cobrado nas avenidas também, vamos ter mais clientes aqui”, observa ela.
Na verdade, o problema do estacionamento no centro da cidade é motivo de reclamação por grande parte dos moradores. Mas, quando se trata de pagar, as coisas mudam.
Este é o segundo estacionamento pago de Barra de São Francisco nos últimos cinco anos. Há pouco mais de dois anos, um empresário da cidade decidiu murar um lote ao lado da UBS Alvino Campos, na rua Coronel Djalma Borges e implantar o primeiro estacionamento particular pago da cidade. O local, que andava sem vagas, acabou também ficando às moscas e sendo fechado.
Zona Azul
Paralisado há mais de 4 anos, o serviço Zona Azul está sendo retomado após quase dois meses de fechamento do terreno da ‘rodoviária”, que já vinha sendo utilizado como estacionamento desde a gestão anterior.
O horário de estacionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h as 18h e aos sábados de 8h ao meio dia. O valor por hora é de R$ 2 com meia hora grátis para quem apresentar nota de compra no comércio local.
O terreno, que foi adquirido por Enivaldo dos Anjos há cerca de 30 anos, em seu primeiro mandato como prefeito do município, foi garagem da Viação Pretti por muitos anos e também recebeu promessa de construção da nova rodoviária municipal, que nunca saiu do papel.
Na gestão de Luciano Pereira, entre 2013 e 2016, o local chegou a ter obra licitada e iniciada para construção da rodoviária, ao custo de mais de R$ 2 milhões, porém a obra não saiu dos alicerces.
Na gestão de Alencar Marim novo projeto foi elaborado e licitado, mas embargado na Justiça.
Enivaldo pretende que o estacionamento rotativo seja operado pela Prefeitura, em parceria com o comércio e a arrecadação revertida para alguma entidade de assistência do município. “Estamos estudando a melhor modelagem para o estacionamento rotativo. No passado, tínhamos os guardinhas, isso dava ocupação a adolescentes, que, além de renda para a família, ainda aprendiam a se relacionar melhor socialmente. Vamos analisar se isso é possível nos dias atuais”, disse o prefeito.

Projeto de lei
No projeto de lei 9009/21) aprovado na Câmara Municipal em janeiro deste ano, o prefeito explica que o “estacionamento rotativo que se pretende implantar será precedido de um estudo específico dos setores responsáveis pela área de planejamento urbano, trânsito e mobilidade, identificando as regiões polos geradoras de tráfego aptas a receberem o serviço.”
O projeto reza ainda que o Poder Executivo emitirá decreto regulamentador onde estabelecerá os critérios de isenção de tarifa ou preço público da “Zona Azul”. (Weber Andrade com Ascom/PMBSF)























