A equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) pegou a estrada em direção à região noroeste do Estado. Nesta semana, o projeto “Detranzinho Itinerante” estará em Barra de São Francisco e Águia Branca, realizando abordagens educativas nas principais vias dos municípios até esta quinta-feira, 16.
Nesta terça-feira, 14, eles realizaram um treinamento, perto da sede da Ciretran, em Barra de São Francisco, com os cinco guardas municipais que passaram no concurso público no início de 1992 e estavam trabalhando de vigias noturnos em repartições do município.
O prefeito Enivaldo dos Anjos, que criou a Guarda Municipal, decidiu ativar o serviço e disse que em 2022 haverá novo concurso público para preenchimento de vagas para GCM (Guarda Civil Municipal).
A Polícia Militar, junto com os agentes do Detran|ES, deu o apoio necessário nas orientações no trânsito.

Detranzinho itinerante
Durante as ações, condutores que estiverem parados no semáforo, além de ciclistas e pedestres atravessando a faixa, serão abordados e receberão orientações sobre comportamento mais seguro no trânsito, com atenção especial para o perigo da mistura de bebida e direção, além do aumento do uso de celular no trânsito.
De acordo com os dados do Relatório de Vítimas Fatais no Trânsito, divulgado pelo Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, a região noroeste registrou um aumento de 31,8% no que diz respeito às mortes provocadas por acidentes de trânsito, no comparativo do mês de julho de 2021 com o mesmo período de 2020.
Atualmente, os municípios de Barra de São Francisco e Águia Branca têm uma frota de 25.676 e 6.043 veículos, respectivamente. Já o número de habilitados é de 28.895 e 3.794 condutores em cada um dos municípios. As ações educativas estão sendo realizadas após solicitações feitas pela Polícia Militar (PMES) dos municípios.
“Queremos sensibilizar a população. Incutir em todos que o trânsito é feito de escolhas conscientes. Nós não queremos que haja vítimas de acidentes. Por isso, reforçamos que a responsabilidade é de todos. Se cada um fizer a sua parte com segurança, seja na condução de seus veículos, seja na condição de pedestre, nós poderemos ter um trânsito com menos acidentes e mortes”, disse o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.
As atividades serão feitas em parceria com a Polícia Militar, prefeituras locais e servidores da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e do Posto de Atendimento Veicular (PAV) dos municípios. (Da Redação com Secom/PMBSF)
Comente este post