Weber Andrade
“Construímos muros demais e pontes de menos.” A frase atribuída ao matemático, físico e astrônomo inglês Isaac Newton, falecido em 1727, continua muito atual nos dias atuais, com algumas variações, como “Se ao invés de muros, construíssemos pontes, chegaríamos mais rápido ao amor”, de uma internauta das redes sociais.
Mas, em Barra de São Francisco o prefeito Enivaldo dos Anjos deu um jeito de unir as duas coisas, ou seja, construir pontes e muros, muito mais pontes do que muros, é verdade, mas também passadores de gado e bueiros utilizando a matéria-prima abundante no município, o granito.
A metáfora do início do texto remete à relação social e afetiva entre os seres humanos. Construir pontes significa estreitar laços de amizade em vez de muros, que nos separam.
Pode-se dizer que em Barra de São Francisco, a frase está por toda a gestão, que vem construindo pontes fora das estradas, nas áreas de saúde, educação e outras. Mas é nas estradas que o município bateu um recorde nos últimos dias, ao entregar a 100ª ponte construída ou revitalizada em 2 anos e oito meses.
Já foram construídos também 170 bueiros com manilhas em escória de granito e 21 muros. Só no bairro Colina foram 16. Os demais muros construídos foram nos bairros Carabina, Cruzeiro, Vila Landinha, Vila Paulista, centro e Nova Barra.
O prefeito Enivaldo dos Anjos, que orientou a Secretaria Municipal de Transportes e Estradas para maximizar o trabalho de manutenção e melhoria das estradas vicinais do município vê o resultado como um esforço necessário para dar aos moradores do interior do município, todas as condições de deslocamento, seja de pessoas ou mercadorias.
Por isso, já no início de 2022, segundo ano do seu mandato, criou o Programa de Conservação e Manutenção de Estradas, Pontes e Mata-burros, que conta com vários servidores municipais e equipamentos como caminhão-basculante, escavadeira e retroescavadeira, entre outros, para realizar serviços diversos, inclusive dentro de propriedades rurais, como abertura de carreadores e outras obras necessárias ao escoamento da produção agropecuária e o tráfego nas estradas vicinais do município.
“Como é de conhecimento de todos, o grande ‘gargalo’ da produção agrícola em nosso país, e no município de Barra de São Francisco não é diferente, são as péssimas condições das estradas de terra, normais em um país de alta pluviosidade”, argumenta o prefeito.
“Agrava-se a situação em nosso município por ser um polo de exploração de granito, trazendo para as estradas (vicinais) um grande trânsito de veículos pesados que causam maiores danos às condições de trafegabilidade”, salienta Enivaldo, destacando a importância da parceria com essas mineradoras para mitigar os problemas nas estradas.
De acordo com o secretário municipal de Transportes e Estradas, Neto Pimenta, o programa ajuda a agilizar as ações que o município vem promovendo na zona rural e que têm melhorado muito a mobilidade, o acesso dos moradores e, consequentemente, a qualidade de vida de toda população nas regiões do município.
“Tenho que agradecer primeiramente a Deus e ao prefeito Enivaldo dos Anjos pela oportunidade de trabalhar pelas comunidades do interior, mas, sem essa equipe nós não conseguiríamos nada. Eles não têm hora e nem dia, estão sempre dispostos, por isso, só tenho que elogiar e agradecer”, comenta o secretário sobre a equipe que vem trabalhando diariamente na construção de pontes, bueiros e outras obras com a escória de granito.
+ Sobre pontes de granito
A utilização de escória de granito pela prefeitura de Barra de São Francisco em obras de infraestrutura está trazendo uma economia de milhões de reais para o município. As pedras estão sendo utilizadas na construção ou reconstrução de pontes e bueiros, escadas e muros de arrimo em grande escala graças por meio de uma parceria do município com as mineradoras, que cedem a escória.
Num cálculo feito com precaução, as 100 pontes construídas na atual gestão, cerca de 80% delas em escória de granito, custariam aos cofres municipais em torno de R$ 700 mil cada, ou seja, 70 milhões se fossem licitadas e contratadas no mercado de construção civil, avalia o engenheiro civil e coordenador de Contratos da Prefeitura, Diego.
Por outro lado, o grande número de bueiros e passadores de gado feitos também com escória de granito e manilhas, além de trazer mais segurança e durabilidade às obras, também reduz o custo com manilhas e utiliza mão de obra própria.
Confira a íntegra do PROJETO DE LEI 007-2022
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