
Neste domingo, 24, acontece a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando os candidatos farão as provas de ciências da natureza e de matemática.
Para garantir que os participantes cheguem até o local de prova sem nenhum transtorno, algumas adaptações serão feitas tanto nas instituições quanto nas ruas da Grande Vitória, como a suspensão ou a redução do horário de funcionamento das ruas de lazer e o aumento da frota de ônibus.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), candidatos inscritos que não fizeram a primeira etapa de provas podem fazer a segunda, desde que justifiquem a ausência.
O Inep afirma que o aluno que se sentiu prejudicado no primeiro ou no segundo dia de provas pode registrar uma ocorrência dos problemas do exame entre os dias 25 e 29 de janeiro no site enem.inep.gov.br/participante. As provas desses candidatos serão remarcadas.
Confira as principais orientações:
Orientações gerais
Abertura dos portões: às 11h30 (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas 2º dia (24/1): 18h30
Medidas de prevenção contra a Covid-19
Os protocolos de biossegurança devido à pandemia foram definidos pelo Inep para todo o país. São eles:
Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores; (recomendado levar extra)
Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas;
Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas;
Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila;
Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima;
Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima;
Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.
Fique atento: Será proibida a entrada e a permanência nos locais de prova sem máscara de proteção. Portanto, o uso durante a prova será obrigatório. O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. Elas serão verificadas pelos fiscais para evitar possíveis infrações, respeitando a distância recomendada. O uso de máscara será obrigatório também para os aplicadores e acompanhantes de mães que estiverem amamentando. O descarte da máscara de proteção contra a covid-19, durante a aplicação do exame, deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas.
Higienização: Durante a identificação do participante, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel antes de entrar na sala de provas. Nos locais de prova, serão disponibilizados recipientes próprios com álcool em gel e, no banheiro, os participantes serão orientados a lavar as mãos com água e sabão, antes e após o uso. A ida ao banheiro será permitida desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção. As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro, durante toda a aplicação do exame.
Lanches: A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de prova por meio do uso de detector de metais também deverão respeitar os protocolos de prevenção contra a Covid-19. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos.
Grupos de risco: As pessoas consideradas de grupos de risco (idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade) receberão tratamento diferenciado. A ocupação nessas salas será de até 25% da capacidade máxima. Esses participantes foram previamente identificados na base de inscritos e, assim, alocados nas salas especiais.
Participantes com doenças infectocontagiosas: Pessoas acometidas ou com sintomas de Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer aos locais de aplicação. Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da página do participante, antes da aplicação do exame.
Para a análise da possibilidade de reaplicação, o participante deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à classificação internacional de doença (cid 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do conselho regional de medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
Os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova deverão procurar o serviço de saúde para diagnóstico e informar sua condição por meio da página do participante e pela central de atendimento (0800 616161), primando pela segurança da saúde coletiva. (G1 Educação)
Comente este post