O Atlético venceu a primeira na Copa Libertadores. Depois de um primeiro tempo sem muitas chances claras de gol, apesar de ter acertado a trave adversária três vezes, o time brasileiro cresceu na etapa final e, graças a uma noite inspirada de Hulk, conseguiu superar o América de Cali no Mineirão, pela segunda rodada do Grupo H. O camisa 7 entrou como centroavante e marcou dois gols, o primeiro de pênalti, e depois finalizando linda jogada coletiva. O time colombiano tentou arrancar o empate, mas só conseguiu marcar um gol em erro individual de Tchê Tchê. Cuca, suspenso, espectador no Gigante da Pampulha, consegue aliviar a forte pressão sofrida no cargo.
O começo de jogo foi melhor para o América de Cali, que projetou a marcação e ficou com mais posse de bola do que o Atlético. Apesar disso, Everson pouco teve trabalho, exceto no golpe de vista em chute forte de Vergara. Na reta final do primeiro tempo, o Galo cresceu. Passou a marcar mais forte e ter espaço, principalmente na esquerda. Em cobrança de falta, Savarino cruzou fechado, Arana desviou e a bola bateu na trave de Graterol. Pouco depois, o goleiro do América se complicou em cruzamento e, ao tentar dar um tapinha para escanteio, acertou o próprio travessão duas vezes. Igor Rabelli tentou pegar o rebote, mas ficou no quase.
Confira a tabela completa da Libertadores
Após a reclamação pública de Hulk pedindo titularidade mais vezes, o atacante foi reserva na escalação do Atlético, com Cuca escolhendo Jefferson Savarino para atuar mais aberto pela direita. Entretanto, no intervalo, Hulk entrou no lugar de Vargas e, como centroavante, foi o destaque da partida. Sofreu pênalti e abriu o placar na cobrança. Depois, finalizou no gol uma bela jogada com passe de calcanhar de Savarino.
O América de Cali simplesmente não chegou na área de Everson, e o Atlético teve tranquilidade para administrar o placar. Já Graterol precisou fazer importantes defesas em chutes de Keno e cabeçada de Hulk. A posse de bola e pressão do Galo deram certo e resultaram na primeira vitória pela Libertadores.
Agenda – O Atlético-MG voltará a campo já no sábado, às 16h30, como visitante no jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. Irá enfrentar o Tombense no Independência, já que o local de mando de campo da equipe de Tombos (Almeidão) não recebe o VAR. Depois, na terça (19h15) da outra semana, o Galo recebe no Mineirão o Cerro Porteño, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. A decisão no Estadual será novamente no sábado (8/5), no Gigante da Pampulha. (Weber Andrade com ge)
























