“Dona Rozina, 89 anos, deseja ganhar neste Natal um vestido (G)”. A mensagem está no primeiro card da campanha “Neste Natal, Adote um Idoso”, promovida pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, que cuidam da Casa Lar para Idosos de Barra de São Francisco.
A ideia é conseguir pelo menos um presente para cada um dos idosos – são cerca de 20 – que vivem na Casa Lar, no bairro Nova Barra.
Os idosos são egressos do extinto Abrigo de Velho David José Rodrigues, que funcionava na Rua Mineira, onde atualmente está sendo construída a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Irmãos Fernandes.
A Casa Lar cuida dos idosos com uma equipe técnica que inclui enfermeira, técnicas de enfermagem, auxiliar de enfermagem, cuidadoras, ASG (limpeza e lavanderia), vigias, cozinheiras e uma nutricionista, Angélica Reinoso Pedra.
São ofertadas 5 refeições diárias (Café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia).
Segundo ela, os salários (aposentadorias) dos idosos fica todo para eles, ao contrário de quando eles eram internados de uma instituição privada, que utilizava os proventos deles para custear parte dos serviços. “Aqui, a gente só gasta se eles pedirem para comprar alguma coisa diferente do que é oferecido gratuitamente, e mesmo assim, é feita toda a prestação de contas”, informa a enfermeira, que agradece o apoio de todas as demais secretárias que atendem à Casa Lar. (Da Redação)
Comente este post