
O comandante da 1ª Cia do 11º BPM, capitão Vitor Prates, responsável pelo policiamento no município de Barra de São Francisco disse ontem ao site tribunanorteleste.com.br, que a municipalização do trânsito na cidade será benéfica tanto para a população quanto para a Polícia Militar, que hoje é responsável por toda a gestão do trânsito, em parceria com o Detran|ES e o DER/ES.
“Vai contribuir muito para melhorar a situação viária, o fluxo de veículos, a abertura de vagas de estacionamento, entre outras coisas”, destaca Prates.
O militar observa que ao assumir a gestão do trânsito, o município também passa a ter condições de agilizar as mudanças na sinalização viária urbana, como faixas de pedestres, a manutenção de semáforos, entre outros serviços.
“Cabe ressaltar que a Polícia Militar continuará responsável por parte do trânsito no município, como a cobrança de regularidade na documentação dos veículos, condições de circulação dos mesmos, entre outras ações que são pertinentes ao Estado”, informa o capitão Prates.
As mudanças no trânsito já começaram ocorrer na cidade, com a participação do próprio prefeito, Enivaldo dos Anjos (PSD). Recentemente ele esteve inspecionando a mudança na forma de estacionamento em parte da avenida Jones dos Santos Neves, entre a esquia da rua Eliseu Divino e a Gumercindo Farias, na subida para o bairro Colina.
A Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Municipal, tem como titular o também capitão PM, mas reformado, Valmer Simões, que tem a missão de ativar a Guarda Municipal e criar o novo estacionamento rotativo no centro de Barra de São Francisco, entre outras.
O rotativo deverá ser retomado a partir de abril deste ano, depois de paralisado por 4 anos. Por determinação do prefeito, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, iniciou na semana passada, algumas alterações na sinalização de trânsito da avenida Jones dos Santos Neves, onde o estacionamento de veículos está sendo mudado de diagonal para paralelo ao leito da via. (Weber Andrade com Ascom/Enivaldo dos Anjos)
Comente este post