
*José Caldas da Costa
Concluída a primeira fase de aprovação locacional e assinatura dos contratos de autorização com o Ministério da Infraestrutura, a Petrocity Ferrovias inicia a série de audiências públicas nas regiões que serão cortadas pelas suas duas ferrovias ligando o Norte e Noroeste do Espírito Santo a regiões produtoras de cargas em Minas Gerais e Goías.
As audiências serão feitas nas cidades que sediará UTACs (Unidades de Transbordo e Armazenagem de Cargas). Barra de São Francisco está na convergência das EF 456 e EF 030 e sediará uma UTAC que permitirá o transbordo de vagões entre as duas ferrovias. A Câmara de Vereadores sediará a primeira audiência pública desta nova fase, no dia 11 de março, às 10 horas, conforme ficou acertado entre o seu presidente, vereador Lemão Vitorino (PSD), e o presidente da Petrocity Ferrovias, José Roberto Barbosa da Silva.
Os detalhes de implantação da Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EF 030), que ligará Brasília (DF) ao Complexo Portuário de São Mateus (ES), no distrito de Urussuquara, passando por Barra de São Francisco (ES), numa extensão de 1.300 quilômetros, começarão a ser levados às lideranças políticas e empresariais do Norte de Minas Gerais a partir desta terça-feira (8), às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Montes Claros.
O presidente da Petrocity Ferrovias, José Roberto Barbosa da Silva, fará duas audiências públicas em cidades importantes da região, por onde passará a ferrovia e onde também serão construídas UTACs – Unidades de Transbordo e Armazenagem de Cargas: a segunda será nesta quarta-feira (dia 09), em Unaí, também às 14 horas na Câmara Municipal. Nessa cidade haverá uma UTAC semelhante à de Barra de São Francisco, para conectar os vagões entre a EF 030 e a EF 355, que ligará Unaí a Campos Verdes (G0), com uma conexão de 52 quilômetros para Anápolis.
Ainda no mês de março, a diretoria da Petrocity Ferrovias planeja mais duas audiências públicas, uma em Teófilo Otoni e outra em Grão Mogol, que também sediarão unidades de transbordos na JK. Posteriormente, fará o mesmo em cidades cortadas pela Estrada de Ferro Planalto Central – EF 355. As primeiras audiências já foram feitas em Governador Valadares e Ipatinga, cidade mineiras que serão alcançadas pela Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), a EF 456, que ligará o Vale do Aço a Barra de São Francisco.
A rigor, a Estrada de Ferro JK está sendo projetada para ser um corredor de escoamento de grande parte da produção de grãos do Brasil Central, haja vista que Unaí, no Norte de Minas, com cerca de 90 mil habitantes, é um dos maiores produtores de grãos do Brasil tendo destaque ora como maior de feijão, ora como maior produtor de milho, além de um grande volume de soja, arroz, sorgo, trigo e outras culturas.
As cargas que trafegarem pelo Complexo Ferroviário de mais de 2.100 quilômetros da Petrocity Ferrovias terão como destino o Centro Portuário de São Mateus, com capacidade para 18,5 milhões de toneladas/ano, a ser construído pela Petrocity Portos no distrito de Urussuquara. Será o único porto da região Sudeste dentro da área da Sudene. O CPSM está em processo de licenciamento ambiental no Ibama, último passo antes de iniciar as obras.
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