O abacaxi é uma fruta consumida diariamente em todo o país e pode ser encontrada nas ruas de Barra de São Francisco, praticamente a semana inteira, vendido por comerciantes que buscam a fruta quase em Marataízes, um dos maiores produtores de abacaxi do Brasil.
Os benefícios do abacaxi para a saúde são muitos (veja mais abaixo), mas a sua produção em Barra de São Francisco e região é quase nula.
Mas, quem quiser aprender a cultivar e comercializar o abacaxi, terá uma boa oprtunidade nesta quinta-feira, 8, quando o Incaper realizará o webinário sobre a “Cadeia Produtiva do Abacaxi no ES”, das 09h30 às 11h.
O seminário online faz parte do projeto “Estudo da cadeia produtiva de alimentos e bebidas derivados da fruticultura”. O evento será transmitido no canal IncaperTV, no YouTube. Através do link Seminário Cadeia Produtiva do Abacaxi no ES.
Sobre os benefícios do abacaxi
O ananás ou abacaxi (Ananas comosus), é uma infrutescência tropical da família das frutas cítricas, como a laranja e o limão, que são ricas em vitamina C e outros antioxidantes, nutrientes essenciais para garantir a saúde.
Esta fruta pode ser consumida fresca, desidratada ou na forma de conservas, sendo adicionada em diversas preparações como sucos, sobremesas e doces. Quando na forma de conserva ou desidratada, deve-se dar preferência ao abacaxi sem adição de açúcar.
O consumo regular de abacaxi traz os seguintes benefícios para a saúde:
Atua como anti-inflamatório, por ser rico em bromelina;
Prevene doenças cardíacas e câncer, por ser rico em vitamina C;
Reduz os riscos de trombose, por conter bromelina e antioxidantes;
Alivia as dores nas articulações, por atuar como anti-inflamatório;
Ajuda na perda de peso, por ser rico em água e fibras, que aumentam a saciedade;
Melhora a saúde da pele e dos cabelos, por conter vitamina C e betacaroteno;
Diminui as dores musculares do pós-treino, pois é anti-inflamatório e favorece a recuperação muscular.
Para obter esses benefícios, deve-se consumir uma fatia grossa de abacaxi por dia, que pesa cerca de 80 g.
Além disso, o abacaxi pode ser usado como amaciante de carnes, pois ele é rico em bromelina, uma enzima que é encontrada principalmente no talo desta fruta e que decompõe as proteínas da carne.
Informação Nutricional
100 g de abacaxi fresco
Energia: 48 kcal;
Carboidratos: 12,3 g;
Potássio: 131 mg;
Proteínas: 0,9 g;
Vitamina B1: 0,17 mg;
Gorduras: 0,1 g;
Vitamina C: 34,6 mg;
Fibras: 1 g, Cálcio: 22 mg.
(Da Redação)
Comente este post