Pedro Valls Feu Rosa*
Todo mundo sabe que ‘tartaruga não sobe em árvore’ – assim, se encontrarmos alguma passeando por lá, desconfiemos.
O Brasil é um país imenso. Logo, é essencial para o nosso desenvolvimento um bom sistema de transportes. Isto é tão óbvio como o fato de que tartarugas não sobem em árvores.
Considerado o tamanho do Brasil, uma boa rede de ferrovias seria o mínimo – afinal, com o combustível que um caminhão gasta para percorrer 25 km um trem percorre 86 km. Isto é tão claro como o fato de que tartarugas não sobem mesmo em árvores.
Há ainda a questão da segurança. Desde 1960 mais de 600 mil brasileiros morreram vítimas de acidentes de trânsito. Ora, trens são muito mais seguros que caminhões – eis aí outra verdade tão evidente como a de que tartarugas não sobem em árvores de jeito nenhum.
No entanto, estas verdades simples foram ignoradas: 70% de nossas cargas são transportadas em rodovias, no lombo de milhares de caminhões. É aí que a nossa tartaruga começa a subir na árvore.
Dos 29.798 km de ferrovias que o Brasil tem cerca de 10 mil foram construídos por – pasme – Dom Pedro II. Nosso país tem uma malha ferroviária do mesmo tamanho da do Japão, cujo território tem as dimensões de São Paulo. Os Estados Unidos têm 14 vezes mais ferrovias do que nós. E lá vai nossa tartaruga, subindo na árvore!
Mas há ainda uma agravante: cerca de 7 mil km de nossas ferrovias estão desativados, o que nos deixa com algo em torno de 23 mil km. Para completar, 30 a 40% da malha ferroviária estão em péssimo estado. Assim, enquanto nos EUA a velocidade média dos trens é de 80 km/h, aqui alcança apenas 20 km/h – não por acaso nossas ferrovias respondem por apenas 23% do total de cargas transportadas, contra 50% das de lá. E vai subindo na árvore, a nossa tartaruga!
No Canadá apenas 13% das cargas são transportadas de caminhão, na França 28% e nos EUA 25% – contra, recordemos, 70% do Brasil. Nem o pobre Paraguai chega a tanto – lá, apenas 47%.
O caso do Paraguai chama a atenção por um detalhe: 49% de suas cargas são transportadas por rios. Enquanto isso o Brasil, com tantos rios e 9.198 km de litoral, não transporta nem 10% em navios. E lá vai nossa tartaruga, árvore acima!
Já cheguei a uma conclusão: o Brasil não tem problemas, tem apenas ‘muita tartaruga no alto de árvore’.
*O desembargador Pedro Valls Feu Rosa é articulista de diversos jornais com artigos publicados em diversos Estados da Federação, além de outros países como Suíça, Rússia e Angola.
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