O empresário Cláudio Boa Fruta, pré-candidato pelo PRD à Prefeitura de Boa Esperança, na região Noroeste do Espírito Ssnto, disparou na frente da prefeita Fernanda Milanese (Podemos) na nova pesquisa divulgada pelo Instituto Ipopes nesta segunda-feira (12).
A pesquisa revela que, antes mesmo da campanha, há uma grande definição de voto do eleitorado, com baixo índice de indecisos.
Em todos os cenários, Cláudio leva grande vantagem nas intenções de votos sobre Fernanda, pré-candidata à reeleição, faltando quatro dias para o início da campanha eleitoral, que começa na próxima sexta-feira(16).
Depurados os votos válidos, com exclusão dos nulos, Cláudio Boa Fruta (PRD) surge como líder absoluto na corrida eleitoral com 61,58% das intenções de voto válidos, enquanto a atual prefeita, Fernanda Milanese acumula 38,42%.
Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Cláudio mantém uma vantagem significativa com 51,83% das intenções, superando Fernanda, que tem 32,33%. Indecisos representam 14,83% e votos brancos e nulos somam 1%.
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados indicam o candidato em quem votariam se as eleições fossem hoje, sem lista de nomes, Cláudio lidera com 46,33%, enquanto Fernanda obtém 28%. Indecisos somam 19,67%.
REJEIÇÃO
A pesquisa também revela que a atual prefeita, Fernanda Milanese, enfrenta a maior rejeição entre os candidatos. Segundo os dados, 28% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Fernanda e Ronivon Vieira, comparado a 18,50% que rejeitam Cláudio e Parrudo. Indecisos, que não sabem ou não responderam sobre rejeição, são 52,33%, e votos brancos e nulos totalizam 1,17%.
Foi perguntado também se o eleitor aprova ou desaprova a gestão da prefeita. Os índices são muito próximos: 46,83% aprovam e 41,17% desaprovação a administração de Fernanda Milanese. Na faixa do não responderam/não sabem/indecisos ficaram 12%.
O levantamento foi realizado com 600 pessoas entre os dias 3 e 5 de agosto, com margem de erro de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pelo jornal GN1 e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-06445/2024.
EFEITO DO VICE
Esta pesquisa é a primeira após a definição dos candidatos a vice-prefeito: Ronivon Vieira na chapa de Fernanda Milanese e Parrudo na chapa de Cláudio Boa Fruta. Os resultados mostram um crescimento significativo para a candidatura de Cláudio Boa Fruta, com um aumento de 10% na intenção de votos válidos desde o anúncio de Parrudo como seu vice.
Do outro lado, após apresentar Ronivon Vieira como vice na disputa pela prefeitura, Fernanda Milaneses teve uma queda de 4% nas intenções de votos. Os números atuais são comparados aos divulgados pela pesquisa realizada pelo instituto Ipopes entre os dias 19 e 21 de junho. Na ocasião, Fernanda tinha 42,26% das intenções de votos válidos e Cláudio Boa Fruta já aparecia na frente com 51,73%.
Amarildo Teixeira Lage, conhecido popularmente como Parrudo, tem 53 anos e já ocupou o cargo de presidente da Câmara dos Vereadores de Boa Esperança em dois mandatos.
Com uma trajetória que inclui uma destacada atuação como empresário local, Parrudo, aliado à liderança de Cláudio Boa Fruta, tem sido crucial para o fortalecimento da candidatura. (Da Redação com Ipopes)
Comente este post