O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) esteve nesta sexta-feira (9), na sede da ArcelorMittal, na Serra, em uma reunião com o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da companhia, João Bosco Reis da Silva, da gerente de sustentabilidade e meio ambiente, Jennifer Coronel, e a gerente de comunicação Carla Brunoro.
Em pauta, uma parceria entre a empresa e a prefeitura de Barra de São Francisco, através do programa Novos Caminhos, vai garantir a doação do REVSOL que será utilizado como revestimento primário em ruas, estradas e pátios da cidade, possibilitar melhorias não só na mobilidade urbana, mas, também, rural.
Segundo o deputado Mazinho, na próxima sexta-feira (16), ele estará em Barra de São Francisco para se reunir com o prefeito Enivaldo dos Anjos para tratar da implantação do programa no município.
O que é o Revsol?
A partir de um resíduo, que é a escória de aciaria, desenvolveu-se uma ação complexa, que traz resultados em todas as dimensões. O primeiro passo é o beneficiamento da escória de aciaria, transformando-a no coproduto Revsol, material que substitui outros recursos naturais no revestimento primário de ruas e estradas. É viável economicamente, reduz o uso de novos materiais e reaproveita um resíduo.
O projeto engloba também as dimensões política e social da sustentabilidade, já que promove a integração entre diversos agentes – empresa, prefeituras conveniadas e associações de moradores – e viabiliza a melhoria das condições de transporte e acesso para comunidades, muitas vezes, isoladas pela falta de vias adequadas.
Todos participam da decisão sobre os locais nos quais será utilizado o Revsol, doado pela empresa ArcelorMittal para as prefeituras que, dessa forma, podem ampliar seus projetos de melhoria das ruas e estradas.
Programa Novos Caminhos
Iniciado em 2006, o Novos Caminhos estabelece uma cooperação socioambiental entre a ArcelorMittal Tubarão e o Poder Público com o objetivo de contribuir para a melhoria da mobilidade urbana e rural. Por meio de convênio com prefeituras e outros órgãos públicos, a empresa doa o coproduto REVSOL®️ para ser utilizado como revestimento primário em ruas, estradas e pátios.
O Novos Caminhos alia benefícios ambientais, pois utiliza um coproduto derivado do processo industrial da ArcelorMittal Tubarão como substituto de recursos naturais, para melhorar os indicadores sociais. Estradas e ruas em boas condições promovem o acesso da população aos serviços públicos e contribuem para o escoamento de produtos agrícolas no interior do Espírito Santo.
Reconhecido em premiações nacionais e internacionais, o Programa Novos Caminhos está presente em 69 municípios do Espírito Santo e já realizou a doação de mais de 6 milhões de toneladas de coprodutos, utilizados na melhoria de estradas e vias. (Da Redação)
Comente este post