A primeira fase do Campeonato Capixaba 2024 chegou ao fim neste sábado, 2, com os jogos da oitava e última rodada. Foram definidos os oito classificados, os confrontos das quartas de final e os dois rebaixados. De acordo com o regulamento, todas as partidas foram realizadas simultaneamente, às 15h30.
A TVE transmite os jogos no canal 2.1 e no canal da emissora no YouTube.
Os oito melhores classificados avançam para as quartas de final e os dois últimos são rebaixados. Os quatro primeiros colocados garantem a vantagem de jogar pela igualdade na soma dos resultados, nos dois jogos. Além disso, os times têm o mando de campo na segunda e decisiva partida.
No Centro Esportivo Conilon tem Jaguaré x Nova Venécia. No Engenheiro Araripe, a Desportiva Ferroviária recebe o Porto Vitória. No Kleber Andrade, o Rio Branco-ES enfrenta o Real Noroeste. No Olímpio Perim, o Rio Branco VN pega o Vitória-ES. E, no Robertão, o Serra duela com o Estrela do Norte.
Confira a tabela do Campeonato Capixaba
Veja a situação de cada time
1º Rio Branco-ES – 19 pontos
O Rio Branco-ES, independente do resultado da partida contra o Real Noroeste, encerra a primeira fase na liderança, tem a vantagem nas quartas de final e o mando de campo no segundo e decisivo jogo até uma hipotética final.
2º Real Noroeste – 15 pontos
Assim como o Rio Branco, seu adversário, o Real Noroeste também chega na última rodada confirmado entre os quatro primeiros colocados. No melhor cenário, pontuando contra o Capa-Preta e empate entre Porto e Desportiva, o time de Águia Branca fica com a segunda colocação geral e garante mando de campo nos jogos de volta pelo menos até a semifinal.
3º Porto Vitória – 15 pontos
O Porto Vitória chega na mesma situação do Real. Com a mesma pontuação, mas com saldo de gols inferior (3 contra 7), o Verdão precisa pelo menos empatar com a Desportiva e torcer por uma derrota do Real para o Rio Branco para ficar com a vice-liderança geral.
4º Desportiva Ferroviária – 13 pontos
Na quarta posição, a Desportiva Ferroviária tem dois objetivos: o primeiro assegurar um lugar no G-4, para garantir a vantagem nas quartas de final. Para não depender do resultado do Jaguaré contra o Nova Venécia, a Tiva tem que vencer o Porto Vitória, nesta última rodada. Além disso, em caso de triunfo sobre o Verdão e vitória do Rio Branco sobre o Real, a equipe grená fica na segunda colocação geral e tem o mando de campo nos jogos de volta pelo menos até a semifinal.
5º Jaguaré – 11 pontos
O Jaguaré disputa a última vaga no G-4 com a Desportiva Ferroviária. Para conquistar o seu objetivo, o Jaguá precisa vencer o Nova Venécia e torcer para que a Desportiva perca para o Porto Vitória. Se a Tiva empatar, o time da Terra do Café terá que ganhar do Leão por três gols de diferença.
6º Vitória-ES – 9 pontos
Apontado como favorito, no início do Campeonato Capixaba, o Vitória chega na última rodada classificado, mas sem grandes aspirações. No melhor cenário, o Alvianil pode terminar a primeira fase na quinta posição, se vencer o Rio Branco-VN e o Jaguaré não vencer o Nova Venécia.
7º Nova Venécia – 8 pontos
A situação do Nova Venécia é semelhante a do Vitória. Porém, o Leão alcança no máximo a sexta posição, se ganhar do Jaguaré e o Vitória não vencer o Rio Branco VN.
8º Rio Branco-VN – 7 pontos
Em casa e contra o Vitória, o Rio Branco VN vai decidir o seu futuro. O Brancão Polenteiro escapa do rebaixamento e vai às quartas ao menos empatar. Se perder, precisa torcer para que o Serra não vença o Estrela.
9º Serra – 4 pontos
O Serra faz o jogo de vida ou morte contra o já rebaixado Estrela. Para escapar do rebaixamento e, consequentemente, avançar às quartas, o Cobra Coral tem que vencer o jogo e torcer por uma derrota do Rio Branco-VN.
10º Estrela do Norte – 3 pontos
O Estrela do Norte chega na última rodada rebaixado. O Alvinegro ainda pode se despedir da competição fora da lanterna, se derrotar o Serra.
(Da Redação com ge)
Comente este post