Criador e ex-dono do cartão alimentar Lecard, o capixaba Flávio Figueiredo Assis anunciou que o primeiro carro elétrico brasileiro, o Lecar, cuja produção a Tribuna Norte-Leste noticiou há mais de uma semana (veja abaixo), poderá ser fabricado numa planta industrial em São Mateus, na micorregião Nordeste capixaba.
A informação dessa intenção do empreendedor foi noticiada nesta terça-feira (27) pelo jornal online A Gazeta a quem Flávio teria dito que está fazendo a escolha pelo diferencial dos benefícios fiscais da região e também pela proximidade com a Marcopolo, o que ajuda no caso de fornecedores.
Outros dois fatores que podem atrair o investimento para o município capixaba, conforme a nossa reportagem apurou, são o polo logístico que sairá nos próximos anos em São Mateus, através da Petrocity Group (Portos, Ferrovias, Navegação e Energia), bem como a exploração de jazidas de lítio no Vale do Jequitinhonha, com possibilidade de ocorrência também no Noroeste do Estado.
O lítio é a principal matéria prima para fabricação de baterias de veículos elétricos e atualmente é exportado para a China, onde esse assessório é fabricado. Por conta disso, o Lecar será 65% nacional e 35% chinês, em princípio, até que uma fábrica de baterias seja instalada em território nacional, podendo ser na área desse polo do Nordeste capixaba.
PREVISÕES
De acordo com o noticiado por A Gazeta, s fábrica da Lecar no Espírito Santo deve começar a funcionar no início de 2026 e ela terá capacidade até lá de produzir mais de 1 mil carros ao mês. Essa é a data em que a Petrocity também espera estar com as obras do porto de Urussuquara bem adiantadas, facilitando as exportações e envio de veículos para outras regiões do País por meio de cabotagem.
A interiorização dessas cargas será feita por meio da malha ferroviária de 2,3 mil quilômetros que a Petrocity projeta saindo de seu Terminal de Uso Privativo e chegando ao Centro do País, conectando com a Ferrovia Norte-Sul, e ao Vale do Aço.
A primeira Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTAC) depois do porto será em Barra de São Francisco, que terá um porto seguro e interligará a Estrada de Ferro Minas-Espírio Santo com a Juscelino Kubtschecki até Brasília. Em Unaí, uma UTAC fará a conexão com a Estrada de Ferro Planalto Central, que vai até a região de Campos Verdes (GO), com uma variante para Anápolis a partir de Corumbazinho de Goiás.
POPULAR
A fábrica capixaba da Lecar também será responsável pela construção do segundo modelo de carro elétrico que a montadora já está elaborando, atendendo ao pedido do mercado: um elétrico de até R$ 100 mil, considerado popular para o tipo de veículo, que vai se chamar Lecar 100.
“Iniciamos os estudos financeiros para atender a essa manifestação e desejo de carro elétrico até R$ 100 mil. Com a redução no custo da bateria e o Espírito Santo sendo um ambiente fiscal favorável, a gente começou a desenvolver esse projeto para já colocar no Estado”, disse Flávio Figueiredo de Assis para o jornal.
O empresário, que nasceu em Guaçuí, na microrregião do Caparaó, no Sul do Estado, frisa: “Ainda não temos um modelo definido, mas será um carro 4 portas de tamanho que atenda às necessidades do consumidor e autonomia de bateria de 250 a 300 quilômetros”.
Flávio falou sobre sobre o orgulho de, em breve, oferecer um produto para o país que deve ser produzido em terras capixabas. “Com a Lecard, eu tive a oportunidade de chegar a quase 800 prefeitura no Brasil, levando a competência e alegria do capixaba. Foi muito legal fazer isso e vamos voltar a fazer com o carro elétrico, voltando a levar um produto capixaba para o país inteiro e, quem sabe, em breve para o mundo.” (Da Redação)
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