O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, esteve presente na cerimônia de posse dos diretores escolares do município – escolhidos por meio de votação no ano passado – nesta quarta-feira, 3, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Cruzeiro, e prometeu convocar pelo menos 85 professores concursados para fazer frente à necessidade de substituir professores contratados e suprir a demanda da rede municipal de ensino, que tem previsão de mais de 5,4 mil alunos, com a absorção de três novas escolas.
Dos Anjos garantiu autonomia aos diretores e pediu que todos tenham ‘visão de gestão’.
“Vocês representam o prefeito e a secretária de Educação, têm que saber gerenciar com civilidade, com muita educação. Temos que ser leais com Deus, leais com nossas crianças e com suas famílias”, convocou.
O prefeito fez uma longa explanação sobre as dificuldades administrativas que o município enfrenta devido à queda nas receitas e aumento de custos de manutenção da máquina e disse que vai determinar que a secretária municipal, Delma do Carmo Ker e Aguiar se dedique mais neste último ano de gestão, em buscar recursos necessários às melhorias nas escolas, além de gerenciar a parte pedagógica.
A secretária Delma agradeceu a presença do prefeito, lembrou que a Secretaria Municipal de Educação vai assumir mais 3 escolas e a gestão dos diretores será fundamental para o sucesso da rede.
Delma foi enfática em dizer que “as escolas municipais não podem mais reprovar alunos”.
“A gente só é lider de um grupo que reconhece a gente como lider”, sentenciou, pedindo paciência e carinho com as crianças e seus familiares.
O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, aproveitou a oportunidade para informar que já está em andamento a avaliação oftalmológica dos alunos da rede, com garantia de solução para os problemas de deficiência visual que costumam dificultar a aprendizagem para muitos alunos e a implantação do programa Saúde na Escola, com o subsecretário de Saúde Alex Lourenço Soares, que vai dar aulas de zumba nas escolas, entre outras atividades físicas para reduzir o índice de obesidade entre os estudantes.
“Nós já iniciamos o programa oftalmológico, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, vamos oferecer avaliação oftalmológica e óculos gratuitos para os estudantes com deficiência visual e vamos ter um programa para reduzir a obesidade entre os estudantes” assegurou o secretário.
A solenidade terminou com a entrega das portarias de nomeação de todos as diretoras e diretores.
Participaram do processo eletivo, os funcionários das escolas, professores, pais e responsáveis pelos alunos e os alunos acima de 15 anos. (Da Redação)
Veja o resultado:

Comente este post