Com muita sorte e, raça também, o Palmeiras buscou um empate importante diante do Fortaleza fora de casa em jogo que ficou com um a menos a partir de 13 minutos do segundo tempo, manteve a liderança do Campeonato Brasileiro após 35 rodadas e subiu suas chances de título para 56,40%; estava com 45,93%. Se vencer seus três últimos jogos contra o lanterna América-MG, Fluminense e Cruzeiro garante o 12º título brasileiro da sua história.
Confira a classificação do Brasileirão 2023
Mesmo sem chegar à primeira colocação, a rodada de fim de semana foi favorável ao Flamengo, que foi de 11,69% para 24% de possibilidades de ser campeão. A equipe rubro-negra tem os mesmos 63 pontos que o líder Palmeiras e ultrapassou o Botafogo na classificação geral para alcançar a vice-liderança do Brasileirão. Os alvinegros, sem vencer há oito partidas, viram suas chances de título despencar de 28,88% para 13%.
O próximo confronto do Flamengo promete emoção, já que recebe rival que também segue sonhando com a taça: o Atlético-MG. O Galo passeou diante do Grêmio ao vencer por 3 x 0 no último domingo e aumentou suas chances de 1,50% para 3,26%. Mas pode melhorar ainda mais esse cenário nesta próxima quarta-feira, 29. Se vencer o Fla e o Botafogo tropeçar diante do Coritiba, os atleticanos podem assumir a vice-liderança do campeonato a dois jogos do fim.
Chances de título no Brasileirão
Palmeiras…56,40%
Flamengo…24,00%
Botafogo…13,00%
Atlético-MG…3,26%
Bragantino…1,74%
Grêmio…1,60%
Fonte: Espião Estatístico. Projeção: Bruno Imaizumi
Chances de permanecer na Série A
A vitória do Cruzeiro sobre o Goiás no fechamento da 35ª rodada complicou bastante as possibilidades do time esmeraldino seguir na Série A: foi de 4,09% para apenas 0,20%. A Raposa, com um gol assinalado nos acréscimos, aumentou as chances de permanência indo de 83,50% para 92,75%.
O Goiás joga a vida na próxima quinta-feira, 30, em Porto Alegre diante do Grêmio. Um empate pode decretar a queda esmeraldina. Já o Cruzeiro recebe o Athletico-PR, no Mineirão, e terá a oportunidade de se livrar de vez do risco de rebaixamento.
O Bahia teve uma vitória impressionante diante do Corinthians na sexta-feira passada, mas sua permanência na Série A segue muito ameaçada. O bom resultado fora de casa ajudou a aumentar essas chances de 43,48% para 64,13%.
Ainda no Z-4 do Brasileirão, o Tricolor baiano diminuiu a distância para as equipes fora da zona de perigo e, se vencer o São Paulo nesta quarta-feira, 29, vai finalmente deixar o grupo dos quatro últimos, pois Vasco e Corinthians se enfrentam e um deles será ultrapassado pelo Bahia. Para ganhar mais posições ainda, os baianos vão precisar secar Santos e Cruzeiro.
Chances de permanecer na Série A
Fortaleza…97,36%
Cruzeiro…92,75%
Corinthians…86,82%
Vasco…80,75%
Santos…78,98%
Bahia…64,13%
Goiás…0,20%
Coritiba (rebaixado)
América-MG (rebaixado)
Fonte: Espião Estatístico. Projeção: Bruno Imaizumi
*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Gabriel Leonan, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Victor Gama.
(Da Redação com ge)
Comente este post