Estudantes de escolas públicas e privadas na Região Metropolitana de Vitória terão direito a passagens gratuitas em ônibus de transporte público neste domingo, 5, primeiro dia de prova do Enem 2023. A determinação vale para todas as linhas do Transcol. Além disso, ônibus extras vão ficar disponíveis nos terminais para atender possível aumento de demanda.
Em Barra de São Francisco, a prova do Enem acontece, geralmente, não Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (Ceemti) João XXIII, no Campo Novo para todos os inscritos no município. Não há previsão de transporte gratuito.
“Nós temos passe livre para estudantes de escola pública, de segunda a sexta. Estamos estendendo esse passe livre para todos que vão fazer a prova do Enem para domingo. Ninguém que estuda em escola pública pagará passagem”, disse o governador. Vamos fortalecendo os ônibus nos principais locais onde haverá prova do Enem”, disse o governador Renato Casagrande.
A Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) também anunciou que vai reforçar o número de ônibus neste domingo. Serão 23 veículos de reserva que vão ficar distribuídos nos terminais e serão liberados caso seja necessário para atender à demanda do público.
O reforço será feito nos dez terminais: Jacaraípe, Laranjeiras, Carapina, Vila Velha, Ibes, Itaparica, Itacibá, Campo Grande, Jardim América e São Torquato.
Mas os estudantes precisam ficar atentos ao quadro de horário. A frota do Transcol vai funcionar normalmente com o quadro de horário do domingo. Ou seja, com alguns horários reduzidos.
A orientação é que os candidatos identifiquem as linhas que passam em seus locais de prova e olhem o quadro de horários para se programarem. Pelo site www.ceturb.es.gov.br e pelo Disque Ceturb (0800 039 1517) é possível consultar os quadros-horários e os itinerários de todas as linhas.
Passagens de graça
Além do reforço nas linhas, os estudantes da rede pública e privada da Região Metropolitana de Vitória terão direito a passagens de graça, segundo determinação anunciada pelo governador.
Os estudantes da rede pública que normalmente já têm direito à gratuidade de segunda a sexta, não precisarão pagar passagens neste domingo (5). A lei da passagem de graça vale apenas durante a semana, mas o governador liberou para o dia da prova do Enem.
Já estudantes de instituições privadas, que têm 50% no valor da tarifa durante a semana, terão desconto de 100% neste domingo e não pagarão tarifa no Transcol. (Da Redação com Secom/ES)
Comente este post