O ex-secretário municipal de Assistência Social de Barra de São Francisco e produtor rural na região do Itaúnas, Adenir Gomes de Moura, está empolgado com o andamento das obras de pavimentação da ES-320 no trecho que liga o município a Mantenópolis, passando por Cachoeirinha do Itaúnas. Neste sábado, 9, na feira livre da Rua Mineira, ele encontrou a reportagem do www.tribunanorteleste.com.br e fez questão de elogiar as obras que até há pouco tempo ele não tinha muita esperança de ver começar.
“Foram mais de 40 anos sonhando em ver as máquinas trabalhando e, agora, estou vendo com muita alegria, estão fazendo muita coisa e a paisagem está mudando depressa”, comenta.
Assim como Adenir, o assunto predominante entre os moradores da região do Itaúnas é o avanço das obras tão sonhadas.
O agricultor José Carlos Alvarenga, o Carlinhos, líder do Comitê de Defesa da Bacia do Rio Itaúnas e o subsecretário municipal de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, também já enviaram fotos à redação do tribunanorteleste.com.br, mostrando o andamento das obras de pavimentação da ES-320 a partir de Barra de São Francisco, em direção a Mantenópolis.
As obras que estão sendo feitas a partir do final do asfalto antigo, após a AAAB, têm causado algum desconforto aos motoristas e motociclistas que precisam usar a estrada diariamente, mas poucos reclamam. O mototaxista João Profiro, pro exemplo, sempre faz corridas para aquela região e disse que às vezes tem ficar um bom tempo parada, mas entende que lá na frente a situação será boa para todo mundo.
“Temos que agradecer ao governador (Casagrande), ao nosso prefeito (Enivaldo), ao nosso deputado (Mazinho) e todos aqueles que lutaram por essa obra, pelo andamento da mesma. Era um sonho que agora está se transformando em realidade”, elogia o subsecretário Carlim da Dengue.
O produtor rural Carlinhos Alvarenga e sua esposa Ivanete, que têm uma propriedade à margem da ES-320, no Córrego Queira Deus, também contam que sonham com esse asfalto há muitos anos e, agora, estão próximos de ver o fim da poeira e da lama e ainda terão uma grande valorização das suas terras.
As obras da rodovia ES-320, ligando Barra de São Francisco a Mantenópolis, tiveram a licença de instalação liberado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) no final de março e a licença municipal em junho.
As obras terão investimento total previsto de 169.229.570,32, sendo R$ 122.036,285,36 para o trecho de 28,77 km entre a ES-080/381, em Barra de São Francisco até o distrito de Santa Luzia, em Mantenópolis, passando por Cachoerinha do Itaúnas e R$ 47.193.055,96 no trecho de 16,58 km entre Santa Luzia e o entroncamento da ES-164, com a variante São José, em Mantenópolis. (Da Redação)
Comente este post