O Campeonato Mineiro de 2023 começa neste sábado e terá Atlético-MG e Cruzeiro em campo. A edição deste ano terá novo formato: os 12 times do Módulo I disputarão o torneio divididos em três grupos de quatro times na fase classificatória. Assim como no Paulistão, as equipes vão enfrentar adversários dos outros grupos. Também volta a final em dois jogos.
A bola rola, mas não para todas as partidas: os jogos do Ipatinga estão suspensos por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O time do Vale do Aço foi acusado pelo Betim de falsificação na Carteira de Trabalho de alguns jogadores do clube no Módulo II.
Veja a tabela completa do Campeonato Mineiro
A equipe da Região Metropolitana de Belo Horizonte entrou com uma liminar pedindo a suspensão do campeonato. Ela foi aceita na semana passada.
Em resposta, a Federação Mineira de Futebol (FMF) entrou com o pedido de efeito suspensivo no STJD, que acatou em partes: manteve o início da competição, mas manteve suspenso os jogos do Tigre do Vale do Aço. Entenda abaixo.
Times participantes
Atlético-MG, América-MG, Athletic, Cruzeiro, Caldense, Democrata GV, Democrata SL, Ipatinga, Tombense, Patrocinense, Villa Nova e Pouso Alegre
Grupos
Grupo A: Atlético-MG, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre
Grupo B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata SL
Grupo C: Cruzeiro, Democrata GV, Tombense e Ipatinga
Os primeiros jogos do Mineiro 2023
1ª rodada
Sábado (21/1)
15h – Athletic x Tombense – Joaquim Portugal
16h30 – Atlético-MG x Caldense – Independência
19h – Patrocinense x Cruzeiro – Pedro Alves do Nascimento
Suspenso – Villa Nova x Ipatinga – Castor Cifuentes*
Domingo (22/1)
18h30 – Pouso Alegre x América-MG – Manduzão
Segunda (23/1)
20:30 – Democrata GV x Democrata SL – Mamudão
*Jogo suspenso pelo STJD
Regulamento
As equipes serão divididas em três grupos de quatro times na fase classificatória e somente enfrentarão adversários dos outros grupos. A proposta apresentada e aprovada foi encabeçada por América, Atlético e Cruzeiro.
O objetivo é diminuir as datas destinadas à competição. A primeira fase terá oito datas, e a semifinal e final terão mais quatro datas: três a menos em relação ao torneio de 2022.
Classificam-se os primeiros colocados de cada grupo e o segundo melhor colocado geral da primeira fase. Nas semifinais, o melhor primeiro colocado enfrenta o quarto de melhor campanha. O segundo melhor primeiro colocado enfrenta o terceiro. As semifinais serão disputadas em dois jogos.
A final voltará a ser em dois jogos, após jogo único em 2022. Em ambas as fases eliminatórias, o time de melhor campanha na fase inicial terá vantagem de se classificar com dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols na semi e na decisão.
Também haverá mudança em relação aos dois rebaixados ao Módulo II: a queda será decidida em um triangular disputado pelos três times de pior campanha geral na fase inicial. Ou seja, não necessariamente o último de um grupo disputará o triangular.
O Troféu Inconfidência segue mantido. Será disputado em semifinal e final entre quarto e oitavo colocados gerais da primeira fase.
Árbitro de vídeo
Pela primeira vez na história, o recurso do VAR será utilizado em todas as partidas da competição, desde a fase classificatória. A tecnologia será custeada pela FMF.
Liminar e suspensão
A suspensão dos jogos do Ipatinga começou a partir de uma denúncia do Betim, que defende que o Tigre falsificou a Carteira de Trabalho de alguns jogadores durante o último Módulo II (Segunda Divisão do Mineiro). O clube do Vale do Aço foi denunciado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Veja:
“Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente.
PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cemreais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). (NR)”.
O Módulo II de 2022 foi conquistado pelo Democrata de Sete Lagoas com o Ipatinga como vice-campeão. Ambos se classificaram para o Módulo I deste ano. O Betim ficou em terceiro lugar, um ponto atrás do Ipatinga. Se o STJD entender, no julgamento do mérito, que o Ipatinga merece perder pontos de jogos, o Betim herda a vaga na elite.
Julgamentos
Na semana passada, o presidente do STJD, Otávio Noronha, acatou liminar do Betim e suspendeu o Campeonato Mineiro. A FMF recorreu ao STJD, que aceitou em parte o pedido de efeito suspensivo. O tribunal manteve suspensos apenas os jogos do Ipatinga até que a situação seja julgada. Com isso, ficou decidido que a Federação está liberada para iniciar a competição.
Na última segunda-feira, 16, ao mesmo tempo, o Pleno do TJD-MG manteve o Ipatinga na elite do Estado e decidiu não tirar os pontos da equipe pela suposta escalação irregular. Entretanto, multou o Tigre, suspendeu o presidente do clube e o início do Campeonato Mineiro. A decisão foi remetida ao STJD. (Da Redação com ge)

























