O governador Renato Casagrande (PSB) inicia o seu terceiro mandato como chefe do Executivo estadual. A sessão solene de posse de Casagrande e de seu vice, Ricardo Ferraço (PSDB), acontece a partir das 14h30, deste domingo, 1º, na Assembleia Legislativa (Ales), com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, YouTube e Facebook.
Após a sessão solene de posse na Assembleia Legislativa, o governador Renato Casagrande se deslocará para o Palácio Anchieta, onde vai passar em revista a tropa na parte lateral da sede do Executivo, em frente à Praça João Clímaco. Em seguida, uma banda de congo acompanhará o governador e comitiva até as escadarias do Palácio. A comitiva entrará pela escadaria e seguirá para o Salão São Tiago, onde acontecerá a assinatura do livro de posse, o recebimento da faixa e o discurso. Em seguida, o governador concederá entrevista coletiva no Salão do Piano e, na sequência, receberá a população para cumprimentos no Salão Nobre.
Na Assembleia
Casagrande e Ferraço devem entrar pelo térreo do Palácio Domingos Martins e aguardar no Salão Nobre. O presidente da Ales, Erick Musso (Republicanos), solicitará, então, que uma comitiva de deputados conduza o governador e o vice eleitos ao Plenário Dirceu Cardoso, onde será realizada a cerimônia.
A Banda da Polícia Militar executará os hinos do Brasil, do Espírito Santo e à Bandeira. O presidente da Casa fará seu discurso e, logo após, governador e vice farão o juramento com o compromisso de manter, defender e cumprir as Constituições Federal e do Estado, observar as leis e promover o bem geral do povo espírito-santense. O juramento está previsto no Regimento Interno da Assembleia e na Constituição do Estado.
Após a leitura da Declaração de Compromisso Constitucional e da assinatura do termo de posse, Renato Casagrande fará o seu discurso.
Foram convidados o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Rodrigo Chamoun; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES), Luciana Andrade; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos); entre outras autoridades.
Público
Segundo o Cerimonial da Ales, a Casa estará aberta ao público, que poderá acompanhar a solenidade das galerias do Dirceu Cardoso. Mas o acesso ao plenário só será permitido às famílias do governador e do vice, além das autoridades.
Rito de posse
O presidente da Ales abre a sessão solene e é formada a mesa do evento, com o primeiro e segundo secretários da Casa;
É constituída uma comissão de deputados para conduzir o governador e vice eleitos do Salão Nobre ao Plenário;
A sessão é suspensa por alguns minutos para que os deputados se dirijam ao Salão Nobre da Casa, onde os eleitos os aguardam;
Com a entrada do governador e vice eleitos no Plenário, a sessão é reaberta e ambos são convidados pelo presidente a tomar lugar à mesa;
Dá-se a entrada solene da Bandeira do Brasil, conduzida por oficial militar;
A Banda de Música da Polícia Militar executa o Hino Nacional Brasileiro, Hino à Bandeira do Brasil e o Hino Oficial do Espírito Santo;
O presidente da Assembleia Legislativa faz discurso;
O governador e vice eleitos fazem o juramento;
O presidente da Casa recebe o compromisso de posse e declara empossados o governador e o vice eleitos;
Os candidatos eleitos assinam livro de posse;
Discursos, seguidos do encerramento da sessão solene.
(Da Redação com Secom/ES e Webales)


























