O prefeito de Divino das Laranjeiras, Romilson Alves, o Kinka Alves (Avante), disse hoje, 3, ao tribunanorteleste.com.br, que lamenta o cancelamento do evento presencial nesta sexta-feira, 5, às 10h, em Barra de São Francisco, para o lançamento do Movimento Rota 381, mas garante que está mobilizando todos os demais prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste Mineiro (Assoleste) – a entidade tem 15 municípios filiados – para se unirem aos prefeitos e lideranças do Espírito Santo, em torno do movimento.
Kinka, que assumiu a direção da entidade municipalista este ano, disse que o movimento é muito importante para o desenvolvimento da região leste de Minas Gerais e contará com todo o seu apoio.
“Acho esse movimento muito importante, não só pela duplicação da BR-381, mas também pela vinda da ferrovia que passará por nossa região e nos ligará aos portos do Espírito Santo, gerando emprego e renda para todos os municípios”, disse ele.
O prefeito destacou que a rodovia já tem mais de 30 anos que foi pavimentada e, agora, carece de um novo rumo e essa união dos municípios do norte do Espírito Santo e do leste – e nordeste – de Minas Gerais, será fundamental para que a duplicação avance rapidamente.
“Vamos conversar com o nosso governador – Romeu Zema –, com os nossos deputados estaduais, federais e senadores e buscar todo o apoio para que esse movimento cresça e ajude a promover o desenvolvimento pleno da nossa região. É a oportunidade que o leste mineiro e o norte capixaba precisam para alcançar um patamar de crescimento maior”, assegurou.
Encontro sobre ferrovia e duplicação da BR 381 será somente virtual
Transmissão – O lançamento do Movimento Rota 381, criado para discutir a consolidação de um corredor logístico, turístico e de desenvolvimento econômico e humano, ao longo da BR 381, poderá ser acompanhado pela população em transmissão ao vivo pelos canais oficiais das redes sociais da Prefeitura de Barra de São Francisco no Youtube (https://bit.ly/2MzJEjU).
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 1º, pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, que massificará os convites pelos aplicativos de troca de mensagens e pelas suas próprias redes sociais. “Na verdade, a gente gostaria que toda a população pudesse participar do evento, mas o advento da pandemia da Covid-19 não permite que isso aconteça. Então, vamos usar a tecnologia para que todos saibam o que está acontecendo em nossa região”, disse Enivaldo.
Os principais assuntos serão a duplicação da BR 381, entre São Mateus e Governador Valadares, a construção da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo e do Centro Portuário de São Mateus, estes dois com recursos totalmente privados. A ferrovia terá em Barra de São Francisco uma UTAC (Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas), onde deverá ser instalado um porto seco alfandegado.
Todos os detalhes serão passados pelos palestrantes do evento virtual. Um deles, o CEO da Petrocity Portos, José Roberto Barbosa da Silva, está em Brasília e falará direto de lá para detalhar as últimas novidades relacionadas ao porto de São Mateus e também à ferrovia que, inicialmente, ligará o porto a Governador Valadares e a Ipatinga, mas cujo projeto prevê 566 km até Sete Lagoas (MG). (Da Redação)
Comente este post