A noite desta terça-feira, 28, vai ficar marcada pela realização do Arraiá do Projeto Avivar, na quadra da Escola João Bastos, na Vila Vicente.
(Confira galeria de fotos no final do texto e no link https://www.pmbsf.es.gov.br/galeria/ver/181).
Com grande participação dos idosos, que levaram muitas comidas típicas e guloseimas, foi realizada a primeira quadrilha do projeto e também a eleição da Rainha Caipira.
Uma das idosas que mais participa dos eventos do Projeto Avivar, Niulva Coelho da Silva foi eleita a Rainha Caipira e vai desfilar, junto com as pessoas que participaram da quadrilha, no Arraiá de São Pedro, que acontece a partir desta sexta-feira, 30, no terreno da nova rodoviária.
Ao todo, 14 idosas concorreram ao título de Rainha Caipira e a escolha da primeira colocada teve como jurados: Vera Lúcia da Fonseca, Fabíola Medeiros de Freitas, Ludimila Bianca, Elza pereira Braga, e o vereador Jadeir Brum, da vila Luciene.
“Fiquei muito feliz e emocionada com o arraiá, nossos idosos estão de parabéns pela bonita festa, mas queremos ressaltar e fazer um agradecimento especial a toda a nossa equipe, que tem trabalhado muito para fazer o melhor pelos idosos, ao diretor da escola João Bastos, Rodrigo Cirillo e também à Patrícia Profirio que muito nos ajudou. Mas, principalmente, ao prefeito Enivaldo dos Anjos, que idealizou este projeto para cuidar integralmente da saúde física e mental dos nossos idosos e tem dado todo o suporte para que possamos fazer um trabalho digno da terceira idade no município”, agradeceu a coordenadora geral do projeto, Cleidmar de Almeida Rezende, a Cleidinha.
Sobre o Avivar
O objetivo do Programa Avivar é oferecer atendimento adequado aos idosos, com equipe multiprofissional, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autoestima e contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.
“A psicologia voltada para a terceira idade busca promover o bem estar dos idosos, auxiliando no enfrentamento de mudanças emocionais, psíquicas, físicas e sociais que acompanham o processo de envelhecimento. Nem sempre é fácil assimilar e aceitar as transformações. O acompanhamento psicológico possibilita que o indivíduo se abra às novas possibilidades oferecidas por essa fase da vida, e é fundamental que ele entenda as perdas e os ganhos e que reaja positivamente às mudanças ocorridas no processo de envelhecimento”, explica a psicóloga Nathália Gama, que atende no projeto.
Além de ofertar atividades preventivas de saúde, que estão realizadas nas academias Boa Forma e Barra Fitness, e também no Clube Vale do Sol e Escola Municipal João Bastos, dentro do programa os idosos também tem acesso à assistência social e consultas médicas com clínico geral, além de consultas com especialistas de geriatra, reumatologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e outras.
Até o momento mais de 350 idosos realizaram inscrição. Ao ingressar no programa, o idoso preenche cadastro com os dados pessoais e dados relativos à saúde e uso de medicação. E antes de iniciar as atividades físicas e recreativas, o idoso participante será submetido a avaliação médica para elaboração de laudo de aptidão.
Os idosos – de 60 anos acima – que desejarem participar do Programa Avivar, podem realizar inscrição na Galeria Surdine, ao lado Banestes, em frente à praça Arlindo Pinto da Costa das 8h às 11h e das 13h às 17h, e de 13h às 16h de segunda a sexta-feira e aos sábados, no final da tarde, nas aulas de zumba na praça.
É preciso apresentar os seguintes documentos:
Carteira de Identidade;
CPF;
Cartão SUS e;
Comprovante de residência.
O idoso também deve informar o número de telefone pessoal e de mais dois contatos e nome dos remédios de uso contínuo.
“A finalidade do projeto Avivar é também promover e incentivar a prática regular de exercícios físicos dos nossos idosos, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e promover o bem estar físico, social e mental com a liberação de hormônios do bem estar, como endorfina, melatonina, serotonina e dopamina. Quanto mais ativo se torna os idosos, mais benefícios e segurança eles terão na execução das suas atividades diárias, como levantar-se, vestir-se, tomar banho, caminhar, entre outras práticas diárias”, explica a coordenadora do projeto, Cleidinha.
Modalidades que são ofertadas
Hidroginástica e natação Clube Vale do Sol
Aerobica: Escola Municipal João bastos
Outras atividades: Academia Barra Fitness e Boa Forma
Profissionais do Projeto Avivar
Coordenadora: Cleidmar de Almeida Rezende
Professor de Educação Física: José Augusto Alves
Professor de Educação Física: Paulo Roberto dos Reis Júnior
Professor de Educação Física: Augusto Keller
Médico: Eduardo Jório Machado
Médica da Família: Aline Simões Gama
Enfermeira: Bárbara Flausino
Psicóloga: Nathalia Cristina Alves de Souza Gama Rodrigues
Assistente Social: Agraciene da Silva Veríssimo de Alcântara
Nutricionista: Arlete Pereira de Souza
(Weber Andrade)
Comente este post