Um homem apontado como participante da chacina de quatro pessoas, na mesma cada, ocorrida em fevereiro de 2022 em Vila Valério, no Norte do Espírito Santo, foi preso nesta terça-feira (21), em São Paulo.
Dos envolvidos no crime, dois morreram em confronto com a Polícia em Vila Valério e Jaguaré e outro havia sido preso. Agora, há somente um ainda foragido.
Jadiel Souza dos Santos estava trabalhando sob nova identificação na cidade de Barueri, na região metropolitana paulistana, segundo investigações policiais, sob proteção do Primeiro Comando da Capital (PCC).
A prisão fez parte das diligências simultâneas do Programa Estado Presente que estão sendo realizadas nesta semana na Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Norte.
Policiais civis da Delegacia de Vila Valério foram até o estado de São Paulo onde, com o apoio do Grupo de Operações Especiais de Carapicuíba (GOE) da Polícia Civil de São Paulo (PCSP), a equipe localizou e prendeu Jadiel Souza dos Santos.
O indivíduo de 32 anos passou a ser monitorado após o recebimento de uma denúncia anônima informando que o investigado estava escondido na cidade de Barueri, no Estado de São Paulo.
Segundo as investigações, ele seria ligado ao grupo criminoso PCC e o crime cometido em Vila Valério foi motivado por disputas relacionadas ao tráfico de drogas.
O alvo era um rapaz recém-chegado de Ipatinga, no Vale do Aço de Minas Gerais, onde o movimento do tráfico de drogas é controlado pelo Comando Vermelho (CV), organização criminosa do Rio de Janeiro.
Por meio do monitoramento , a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) identificou toda a rotina de Jadiel e realizou a abordagem de forma segura, em um ponto de ônibus. Ele não reagiu.
“Esta prisão é a demonstração de que o Governo do Estado, por meio das suas forças de segurança, não esquece daqueles que atentam contra a população capixaba. Não importa quando, onde ou como, a Polícia Civil do Espírito Santo vai trazer à justiça todos aqueles que resolverem abalar os alicerces fundamentais de uma sociedade com o cometimento de crimes como esse”, afirmou o titular da DP de Vila Valério, delegado Erick Lopes Esteves.
O CRIME
Na madrugada de 24 de fevereiro de 2022, uma chacina aterrorizou a localidade de Córrego Flor de Maio, no interior de Vila Valério.
Quatro pessoas foram assassinadas a tiros dentro de casa. As vítimas foram identificadas como: Clauzira Flegler, 41 anos; Leandro Flegler, 22 anos, e Karine Flegler, 15 anos, filhos de Clauzira; e Vinícius Silva Pinto, 26 anos, namorado de Karine que havia chegado de Minas.
Os executores, ocupando duas motocicletas, surpreenderam a família em casa. Karine e Vinícius foram mortos enquanto dormiam na cama.
Clauzira e Leandro ainda tentaram escapar, mas foram assassinados no terreiro da propriedade. Os corpos foram sepultados na tarde de 26 de fevereiro de 2022, no Cemitério de Vila Pavão.
A investigação da Polícia Civil rapidamente apontou que o crime estava relacionado ao tráfico de drogas.
Acredita-se que a chacina foi uma retaliação decorrente do envolvimento de um dos filhos de Clauzira, assassinado em dezembro de 2021, com traficantes da região de Fátima, entre Jaguaré e Vila Valério.
Além disso, Vinícius, namorado de Karina, era suspeito de envolvimento com crimes na região e já havia sido preso com drogas.
A apuração policial, por meio da “Operação Licitante”, identificou a associação criminosa responsável pela chacina.
A investigação, que incluiu interceptações telefônicas autorizadas pela justiça, foi crucial para desvendar a autoria e a estrutura do grupo.
Os envolvidos na chacina, direta e indiretamente identificados, foram:
Izac da Silva Santos (“Biza”): Líder da associação criminosa. Está foragido.
Yantia de Carvalho Lourenço (“DG”): apontado como braço direito de “Biza”, foi preso em 18 de março de 2022. Ele confessou ter participado da chacina e de outros crimes graves.
Jeremias da Penha Lima (“Gere”): Foi morto em confronto com a Polícia Civil, em Jaguaré, em 25 de fevereiro de 2022, um dia após a chacina.
Rafael Prates Caldeira (“Rafa”): Foi morto em um confronto com a Polícia Militar em Fátima, Jaguaré, em 10 de março de 2022.
Jardiel Souza dos Santos (“Jau”): Foragido até essa terça-feira (21), quando foi preso por policiais da Delegacia de Vila Valério. Segundo a denúncia do Ministério Público, Jadiel emprestou a arma de fogo para os outros investigados executassem as vítimas, sabendo da intenção homicida do grupo. (Da Redação com SESP)

























