Foto da capa: José Caldas
A conclusão das dragagens dos Portos de Vitória e Barra do Riacho é uma das entregas que a Vports, primeira e única autoridade portuária privada do país, apresenta durante a Modal Expo, feira de negócios do setor de logística, transporte e comércio exterior do Espírito Santo, que acontece entre os dias 3 e 5 de junho, no Pavilhão de Carapina.
A concessionária terá um estande na feira e leva para o evento os diferenciais competitivos e os investimentos em infraestrutura e modernização realizados ao longo dos quase três anos de concessão, que se completam em setembro.
Entre eles, está a finalização das obras de dragagem nos canais de acesso aos portos de Vitoria, Vila Velha e Barra do Riacho, com a realização dos testes de batimetria, que atestam o calado obtido depois da conclusão da campanha.

CAPACIDADE ELEVADA
“Os testes de batimetria confirmam que atingimos nosso objetivo. No complexo portuário de Vitória, nossa meta era garantir a manutenção do calado nos 12,5m. Já em Barra do Riacho, passamos de 8,6m para 11m”, afirma o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão.
O valor investido na dragagem foi de R$ 30 milhões nos dois portos. “Em Vitória, o trabalho permite que o porto siga trabalhando sem qualquer tipo de restrição operacional, garantindo os requisitos de qualidade e eficiência. Já em Barra do Riacho, essa é primeira campanha de dragagem realizada, um passo importante para atrair investidores parceiros na exploração da área”, ressalta.
PANAMAX
As obras de dragagem, juntamente com os testes de batimetria, somadas a estudos técnicos realizados pelo time Vports possibilitaram ainda um aumento de 70% na quantidade de embarcações do tipo Panamax capazes de acessar o canal do Porto de Vitória.
Antes, o chamado Dead Weight – DWT**, medida que determina a capacidade máxima de carga que pode ser transportada – era de 70 mil toneladas, passando agora para 83 mil toneladas e permitindo o aumento do potencial de movimentação de cargas.
A Vports apresenta, também durante o evento, os investimentos realizados em conjunto pela concessionária e empresas parceiras desde o início da concessão: cerca de R$ 580 milhões, com foco na modernização e na eficiência.
FERROVIA REVITALIZADA
Outra importante obra realizada foi a conclusão da revitalização da estrutura ferroviária localizada dentro da área do porto, no município de Vila Velha.
A ferrovia, ligada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), abre caminhos para a criação de uma nova rota logística entre a região Centro-Oeste, com ênfase para o estado de Goiás, o Triângulo Mineiro e o Espírito Santo.
Tudo isso repercute nos resultados. Em 2024, o complexo portuário de Vitória movimentou 8,4 milhões de toneladas de produtos, registrando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, enquanto a média nacional foi de 1,2%.
Já a movimentação de contêineres teve um aumento de 30% (TEUS) em relação a 2023, tendo passado pelo porto 228 mil contêineres em 2024. (Da Redação com Vports)
Comente este post