Passados dez dias de 2024, Vitória continua liderando o número de homicídios no Espírito. Junto com Serra e Guarapari, os três municípios respondem por 50% dos crimes letais nesse início de ano, depois que mais um homicídio, em Guarapari, juntou-se às estatísticas do Observatório da Segurança Pública, com dados de monitoramento de indicadores prioritários pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.
Até o momento, foram 24 homicídios registrados nesses dez primeiros dias, uma redução de -35,1% em relação ao mesmo período de 2023. Vitória registrou seis homicídios, sendo três em Itararé, um em Itararé, em Tabuazeiro e no Morro da Garrafa, todas essas localidades em regiões com forte atuação do tráfico de drogas que, segundo o secretário, coronel Alexandre Ramalho, “está em guerra interna”.
Guarapari chegou a três homicídios, nas localidades de Setiba, Camurugi e Jabaraí. A Serra, com o assassinato de dois rapazes dentro de um veículo na madrugada em Bairro de Fátima, também chegou a três – o outro foi em Feu Rosa. Na Grande Vitória, Vila Velha teve dois homicídios, ambos em Cidade da Barra, e Cariacica apenas um, em Nova Esperança.
No interior, que em 2023 ultrapassou a Região Metropolitana em homicídios, os piores desempenhos nesses primeiros dias de 2024 foram de São Mateus e Linhares, ambos com duas mortes.
Os outros homicídios, um em cada município, foram em: Ecoporanga, Jaguaré e Vila Valério, na parte Norte do Estado; Iúna e Itapemirim, na parte Sul.
No ano passado, o Estado registrou 96 homicídios no mês de janeiro. A permanecer a tendência atual, vai fechar janeiro de 2024 com o menor índice da série histórica, com 72 mortes criminosas. (Da Redação)
Foto da capa: Reprodução TV Gazeta/ES
Comente este post