O Vitória conquistou, de forma maiuscula, seu quinto título da Copa Espírito Santo ao derrotar o Porto Vitória por 3 a 1 na final disputada neste domingo(3), no estádio Kleber Andrade.
Com isso, o time alvianil alcança seu objetivo de se classificar para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2026 na retomada de sua caminhada no projeto de chegar à Série A nos próximos cinco anos. O Porto está na Copa do Brasil como vice-campeão capixaba.
Um título comemorado com muita emoção, marcada pela imagem do capitão Abuda atravessando de joelhos o campo de jogo ao lado do presidente do Conselho Deliberativo, Antônio Geraldo Perovano.
O JOGO
Logo aos 5 minutos, Carlos Vitor aproveitou uma bobeada de Ferrugem para abrir o placar. E o Vitória poderia ter ampliado aos 33 minutos, quando Aidan fez grande defesa em bola chutada por Tony da entrada da pequena área.
De novo num vacilo da defesa do Porto, o atacante Magatão desperdiçou a melhor chance de ampliar ao chutar por cima do gol, quando Tony estava sozinho na frente do gol.
No segundo tempo, o Porto Vitoria voltou diferente e empatou com a Rosseto aos 10 minutos, mas não deu nem tempo de comemorar. Aos 12, Foguete fez uma jogada pela ponta direita, cruzou forte e a bola bateu em Pepeu e foi para as redes: Vitória 2 a 1.
O jogo esquentou e, aos 16, Rosseto quase empatou, mas Paulo Henrique fez grande defesa. O jogo ficou mais equilibrado, mas aos 33 minutos, mais uma vez Aidan fez grande defesa em chute de Cesile de fora da área.
Rosseto, aos 40, perdeu a chance do empate, depois de dominar no peito e, livre na marca do pênalti, chutar por cima. O Porto foi para a pressão nos minutos finais.
Nos acréscimos, até o goleiro Aidan foi para o ataque. E foi assim que o Vitória liquidou a fatura num contra-ataque. Sem goleiro, Tiago Ramos finalizou quase do meio de campo para fazer 3 a 1 aos 50 minutos.
CAMPANHAS
A campanha dos dois times até esta final guarda semelhanças e a decisão foi, justamente, entre os dois primeiros colocados da fase de classificação.
O Vitória liderou, de ponta a ponta, a fase classificatória e chegou na liderança com 23 pontos e apenas uma derrota, justamente para o Porto Vitória, por 2 a 1, na 10ª rodada.
O Porto chegou ao final como vice-líder com 20 pontos.
Nas quartas-de-final, o Porto Vitória eliminou o Serra com duas vitórias (2 a 1, no Robertão, e 3 a 0, no Kleber Andrade). O Vitória eliminou o Vilavelhense com uma vitória (3 a 0) no Engenheiro Araripe e um empate (1 a 1), no Salvador Costa.
Nas semifinais, o Vitória eliminou o Real Noroeste com um empate (0 a 0), em ÁGuia Branca, e vitória (2 a 0), no Salvador Costa. O Porto Vitória eliminou a Desportiva nos pênaltis, depois de uma derrota (1 a 0), no Engenheiro Araripe, e uma vitória (1 a 0), no Kleber Andrde.
As duas equipes encerram neste domingo (03), a temporada de 2025, porque não têm mais nada o que fazer a não ser se preparar para a temporada de 2026.
MERCADO DA BOLA
A partir do próximo domingo (10), o futebol capixaba será movimentado pelo Campeonato Estadual da Série B, que classifica duas equipes para a Série A de 2026, no lugar de Nova Venécia e Jaguaré, que caíram para a Série B no próximo ano.
O mercado capixaba para jogadores de futebol consiste na disputa do Capixabão da Série A nos primeiros meses do ano, que vale vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro.
Depois, na Copa Espírito Santo, disputada, em boa parte, pelos times da primeira divisão, mas que também comporta alguns da segunda. Há equipes da primeira que dispensam a Copa ES.
E, para encerrar a temporada, quando não conseguem espaço em clubes de fora do Estado, geralmente entre as séries C e D do Brasileiro, se distribuem entre as equipes que se formam para disputar o acesso à Série A Capixaba.
A SÉRIE B
A Série B do Campeonato Capixaba será disputada por oito times em 2025. São eles, o estreante Gálatas EC (antigo Espirito Santo FC), além da Estrela do Norte FC e Serra FC, ambos rebaixados ano passado, GEL de Laranjeiras, Linhares FC, Pinheiros-ES, SC Brasil Capixaba e o Forte FC.
Na primeira fase, todos os oito clubes se enfrentam em turno único e os quatro melhores avançam às semifinais. As duas equipes que passarem pelas semifinais já garantem o acesso. Tanto as semifinais quanto as finais serão disputadas em jogos de ida e volta, mas o regulamento permitirá que a final seja em jogo único, caso os times envolvidos entrem em acordo. (José Caldas da Costa, Da Redação)
Comente este post