De forte tradição açoriana, Viana está bem pertinho da capital, à qual se liga pela BR 262 e onde se chega em menos de meia hora para usufruir de suas belezas naturais, próprias do contraste vale-montanhas, sua gastronomia, os monumentos históricos, o turismo rural, a infraestrutura urbana e logística e suas cervejas artesanais.
Em população, é a segunda menor da Grande Vitória, mas o município está em franco crescimento econômico e, cada vez mais, despertando interesse de investidores, devendo nos próximos anos até mesmo ganhar condomínios de alto padrão residencial.
Ao final do século XVI e início do século XVII, os portugueses saíram de Vila Velha e seguiram pelo Rio Jucu em canoas, em busca de ouro. Acredita-se que sua primeira passagem tenha sido por Araçatiba, instalando-se ali os primeiros colonizadores, seguindo depois pelo Rio Santo Agostinho até alcançar o local que hoje é a sede do município de Viana. Os indígenas que habitavam a região eram da tribo dos Puris.
AÇORIANOS
Viana inaugurou o ciclo da imigração européia para o Espírito Santo oficialmente em fevereiro de 1813. Vieram imigrantes alemães e italianos. Para reduzir a escassez de mão-de-obra agrícola e ajudar a povoar as margens da primeira estrada que ligaria Vitória à Minas, foram chamados também os açorianos.
Os açorianos receberam terrenos, casas, ferramentas, carros de bois ou cavalgaduras. Eles se instalaram nas proximidades do Rio Jucu e seus afluentes – Formate e Santo Agostinho – e iniciaram o cultivo de trigo e arroz, melhorando também as culturas de milho e mandioca, já conhecidas pelos nativos.
Viana teve também um porto fluvial bastante movimentado, chamado Porto da Igreja, localizado ao Sul da cidade, às margens do Rio Santo Agostinho. Desembarcaram ali os materiais utilizados na construção da Igreja Matriz, os objetos religiosos e a imagem de Nossa Senhora da Conceição. O Porto da Igreja foi um grande empório comercial.
O capelão Frei Francisco Nascimento Teixeira foi encarregado de fundar ali um núcleo populacional, para tanto, recebeu algumas terras do governo. O novo núcleo recebeu o nome de Viana, em homenagem a Paulo Fernandes Viana, o pioneiro da região. Antes, a cidade era chamada de Jabaeté.
A contribuição cultural deixada pelos europeus pode ser sentida ainda hoje nos casarios antigos que resistem no tempo. Os jesuítas, índios e negros também ajudaram na construção da história do município, que foi criado oficialmente em 23 de julho de 1862, ao ser desmembrado de Vitória.
No fim de 2006 foi sancionada na Câmara Municipal uma lei que criou os bairros de Viana, unificando os 61 loteamentos regulares e irregulares até então existentes. A lei delimitou 18 bairros para facilitar o controle administrativo dos serviços públicos e a orientação espacial das pessoas, e estipulou critérios para a criação de novos bairros.
Como não existia lei com a delimitação de bairros e loteamentos, Viana não tinha dados do IBGE sobre cada bairro. Era vista como um aglomerado. Com a lei, o levantamento de dados mais específicos de cada bairro facilitará a definição de políticas públicas e de ações voltadas para cada local.
Rota da Cerveja Artesanal do Espírito Santo
Viana, Capital da Logística, tem proximidade com a Grande Vitória – a 30 km de Vitória, a 30 km da Região Serrana, a 30 km do litoral, e tem proximidade com a maior rede hoteleira do Estado, além de ter o metro quadrado mais barato da Grande Vitória e um ar bucólico de natureza exuberante. Outro ponto positivo é estar em uma região produtora de água e possuir um forte circuito histórico e religioso.
A Prefeitura de Viana tem um Protocolo de Intenção com empreendimento da indústria cervejeira com objetivo de estreitar relações para parceria futura no planejamento, programação e execução de ações e atividades do Polo Cervejeiro de Viana.
O município dar incentivos para empreendimentos como pousadas, cervejarias e lojas para atender aos turistas e visitantes. Isso tudo pensando no impacto do projeto na cidade: a geração de emprego e renda para o vianense.
Em prol deste objetivo, o município criou a zona especial de agroturismo, uma região que compreende Viana Sede, a localidade de Jacarandá, e segue até Araçatiba, uma região que atualmente vive de agropecuária e terá a possibilidade de receber um desenvolvimento voltado para o turismo. Por meio dos investimentos, será possível ter acesso a um turismo de experiência diferenciado, com eventos de colheita do lúpulo e malte, visita à produção desde o processo industrial até o produto, além de grandes festivais de cerveja.
Cervejarias
Else Beer
A Cervejaria Else Beer foi a primeira cerveja artesanal capixaba a obter registro no Ministério da Agricultura.
Localizada em Pedra Mulata, região rural de Viana/ES e a 35km da Grande Vitória, tem capacidade instalada para produzir 4.000 litros de cerveja. A cervejaria Else é a primeira empresa a produzir cervejas artesanais no Espírito Santo. Sua fábrica, que está localizada Viana, produz atualmente duas versões: Clássica e Jacarandá.
Piabier
A cervejaria Piabier começou no ano de 2016 em uma parceria de amigos que amavam cerveja e agora é uma das marcas mais proeminentes no mercado no Estado. A Piabier carrega o nome do bairro em que está instalada a fábrica: Piapitangui, em Viana.
Localizada aos pés das montanhas capixabas, a Piabier conta com água de excelente qualidade para a produção de cerveja e um clima bucólico de zona rural. O cartão de visita da cervejaria é a imagem do índio botocudo, nativo das terras vianense, o que ajuda a reforçar a identidade cultural da empresa e remete à ideia de resistência frente à grande indústria cervejeira.
Economia
Dos sete municípios que integram a Região Metropolitana da Grande Vitória, Viana é o terceiro maior em extensão territorial e possui localização privilegiada. Com 60% de área rural, a sua produção agropecuária especialmente a banana, o café e o gado, abastece parte do mercado consumidor da Grande Vitória, mas a economia do município tem como principais bases de sustentação a indústria, o comércio e os serviços.
O município de Viana é considerado um dos primeiros aglomerados populacionais do Espírito Santo, abrigando, atualmente, cerca de 80 mil habitantes, dos quais 9.880 estão na zona rural e 68.220 na zona urbana. É a 11ª maior população do Estado.
O setor que concentra o maior número de empresas e empregos é o comércio e reparação de veículos automotores. Também estão instaladas na região sete das 150 maiores empresas do Estado. O setor de indústria representa cerca de 23,23% do Pib enquanto o setor de comércio e serviço representam cerca de 46,33% do PIB do município.
Aos poucos, o município vai se transformando num importante polo logístico, situando grandes empresas do setor de cargas. Viana é o município que apresenta o segundo menor índice de concentração de renda da Região Metropolitana e o terceiro melhor em renda per capta.
A pecuária existente no município é mista. Há gado leiteiro e de corte, além de rebanho suíno, que é um dos destaques do setor.
As lavouras que mais se destacam são as de café, banana, mandioca, feijão e milho. Há também o plantio da seringueira. Na horticultura destacam-se o quiabo e a alface hidropônica.
Na fruticultura, destaca-se a banana, seguida de citros, coco, goiaba, mamão, maracujá e cana de açúcar. A produção de cacau também tem se destacado na região de Jucuruaba. A forma de gestão predominante nas propriedades é a agricultura familiar.
As agroindústrias existentes são de polpa de frutas, queijo, mandioca congelada, empacotamento de leite e carne suína, gerando empregos e utilizando matéria-prima local. Viana também abriga a produção de panelas de barro, que são fabricadas de forma artesanal pelas paneleiras do bairro Universal.
PIB
R$ 2.467,152, sendo o 10° entre os municípios capixabas.
Comércio e serviços – 46,33%
Indústria – 23,23%
Agropecuária – 2,44% (Fonte: Data Sebrae – 2018)
Agropecuária
Pecuária – 47%
Lavouras permanentes – 35%
Produção mista (lavoura e pecuária) – 14%
(Fonte: Censo Agropecuário de 2017)
Principais lavouras
Banana – 2.760 mil cachos
Café – 534 ton
Borracha – 368 ton
Coco – 384 mil frutos
(Fonte: IBGE/PAM – Ipes – 2018)
Principais atividades pecuárias
Bovinos – 16.360
Suínos – 4.308
Galinhas, galos e frangos – 6.682
Leite de vaca – 6.706 mil litros
(Fonte: Censo Agropecuário de 2017)
Conheça as principais atrações do município
Igreja Nossa Senhora da Ajuda
Situada na localidade de Araçatiba, a Igreja Nossa Senhora da Ajuda foi construída pelos jesuítas na primeira década do XVIII, fazendo parte do conjunto de edifícios da antiga fazenda Araçatiba, constituída pela residência, engenhos, senzalas e oficinas. Desse conjunto, restam somente a Igreja e as ruínas da residência.
Tombada pelo IPHAN, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda hoje é de propriedade da Cúria Metropolitana de Vitória.
Tiveram início dos trabalhos de restauro e readequação da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, monumento do século XVIII tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo. O templo se localiza no distrito de Araçatiba da cidade de Viana, no Espírito Santo. A Igreja é a única construção arquitetônica que restou da antiga fazenda de Araçatiba.
O projeto É realizado por meio do edital Resgatando a História, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com a EDP e o Instituto Cultural Vale. Além das obras de restauração, fazem parte do projeto a criação de um Centro Interpretativo, em imóvel anexado. O Centro dará ao bem cultural uma linguagem nova, mais interativa, que permitirá ao público conhecer melhor a história e a cultura do local.
Após o restauro do templo, a Prefeitura de Viana contribuirá com a manutenção do espaço, sendo responsável por limpeza, iluminação pública e serviços de conservação.
Igreja Nossa Senhora da Conceição
Um dos principais monumentos históricos de Viana, a Igreja Nossa Senhora da Conceição se situa no centro do município. É um monumento de arquitetura barroca, construído no período de 1815 a 1817 pelos colonos açorianos. A primeira missa foi celebrada em 24 de junho de 1816, e a inauguração solene da igreja foi em 1817. A igreja foi tombada, em março de 1983, pelo Conselho Estadual de Cultura, que reconheceu sua importância para o patrimônio histórico e artístico do Estado.
Localização: Rua Alvimar Silva (Colina da Igreja), Centro – Viana.
Igreja Nossa Senhora de Belém
Possui arquitetura típica das igrejas das fazendas do ciclo da cana-de-açúcar. Começou a ser construída em outubro de 1780, mas, devido a um incêndio, encontra-se em ruínas.
Fica a 4 km do trevo da BR 262/BR 101, no alto de um monte, próximo à entrada do bairro Jucu.
Araçatiba, a grande fazenda jesuíta do Espírito Santo
“Foi em 1549, com D. João III (1521-1557), que a Companhia de Jesus entrou no Brasil, sendo o nosso país a primeira Província jesuíta na América. Começaram por se instalar em Salvador e em 1551 fundaram na vila de Nossa Senhora da Vitória o que viria a ser o Colégio de Santiago, edificado sobre terreno doado para o efeito. Progressivamente, estabeleceram missões em aldeias e, para o suporte financeiro dos colégios, instituições mantenedoras, criaram fazendas a partir da compra de terrenos e de doações testamentárias.
A sede da fazenda Araçatiba, localizada no atual município de Viana (ES), com a igreja de Nossa Senhora da Ajuda, teve residência desde 1716 e foi, desde o início, vocacionada para a produção de açúcar, aguardente e mel. Até à expulsão dos jesuítas foi, em extensão, a maior das fazendas que possuíram. Para escoamento da sua intensa produção e proximidade a Vitória, acabou por beneficiar da construção do canal de Camboapina, obra dos jesuítas, com duas léguas para transvase entre o rio Jucu, que corre no interior da propriedade, e a baía de Vitória, na qual os jesuítas mandaram fazer um pequeno porto próximo do colégio.” Maria José dos Santos Cunha, historiadora.
Rampa do Urubu
Com cerca de 260 metros de altura, a Rampa do Urubu é utilizada não apenas por praticantes de voo livre como também por apreciadores da natureza em geral, uma vez que o atrativo possibilita interação total com os elementos naturais associados a vista panorâmica da região.
Localização: Bairro Universal, Viana.
Acesso: pela BR 262, km 15, Bairro Universal sentido Ipanema.
Estação Ferroviária
A Estação Ferroviária de Viana foi inaugurada em 1895 pela E. F. Sul do Espírito Santo. Mais tarde, foi incorporada à linha do Litoral da E. F. Leopoldina, ligada ao Rio de Janeiro e Niterói. Por algum tempo, na década de 1960, a estação foi chamada de Jabaeté, retomando seu nome original depois. A estação hoje serve como museu. De 2010 a 2017 esteve reativada como estação para a operação do turístico Trem das Montanhas Capixabas, mantido pela Serra Verde Express. [6]
Mirante da Biquinha
Com sua paisagem exuberante, o Mirante da Biquinha está a 5 KM de Viana Sede. O ponto turístico é muito frequentado por esportistas, turistas e até mesmo moradores que passam pelo local e aproveitam a vista das montanhas de Viana para tirar fotos.
O monumento existe há mais de um século e meio e foi erguido no local onde funcionava um antigo chafariz em ruínas. Datada de 1857, a Biquinha fica no quilômetro 26 da BR 262. No local há um mirante que possibilita avistar a paisagem típica da região de montanhas.
A Casa da Cultura e a Galeria de Arte Casarão
Marcada pela presença das famílias açorianas, a pequena e bela cidade de Viana, na Grande Vitória, é uma daqueles que foram fundadas graças ao processo migratório. Mas a chegada das famílias lusas é bem anterior a política imigratória de Dom Pedro II, já que aquelas chegaram ainda no início do século XIX.
Uma das marcas deixadas está presente na arquitetura da cidade, como a bela Igreja Nossa Senhora da Conceição e o conjunto de casario da cidade. Dentro deste, talvez o mais famoso seja o Casarão, ou Galeria de Arte Casarão. Assim como as demais casas e sobrados de Viana, o Casarão tem sua origem no século XIX, quando diversas famílias vieram para a região.
Com um estilo grandioso para época, que inclui dois andares e um belo pátio, o Casarão se destaca dentre as obras tombadas e dizem que até Dom Pedro II se hospedou no local na segunda metade do século XIX. A beleza e estado de conservação do prédio fez com ele se tornasse um centro cultural, denominado de Galeria de Arte Casarão.
Recente restaurado, o local serve a exposições de artista autóctones, com diversas apresentações e cursos voltados para a área. Com uma boa localização, o Casarão deve ser uma das suas paradas quando for visitar a cidade de Viana.
Artesanato
ARTESANATO COM EVA.
- SABONETE ARTESANAL.
- ARTESANATOEM FUXICO.
- ARTESANATOCOM MATERIAIS RECICLADOS.
- SOUSPLATS E PORTA-COPOS.
- PINTURA EM TECIDOS.
Boas opções para degustar comida caseira direta do fogão a lenha
Vista Da Mata Bar e Restaurante
Rua Antônio Rodrigues Siqueira 111 Ribeira, Viana, Espírito Santo 29132-708 Brasil32551434
Recanto dos Lagos Restaurante
Formante, 276 Universal, Viana, Espírito Santo 29134-676 Brasil552733445202
Restaurante Do Dalto
Viana-Es-Brasil, Viana, Espírito Santo 29135-160 Brasil
Restaurante Quinta de Viana
Rua Aspazia Varejão Dias, 301 Na Rua Do Cartorio Eleitoral, Viana, Espírito Santo 29130-013 Brasil (27) 3255-1153
Divina Rota Restaurante e Conveniência
Rodovia Governador Mario Covas Km – Jucu Viana – Es 308 anexo ao Posto 13 de Maio II, Viana, Espírito Santo 29131-000 Brasil552732552286
Espaços de Lazer em Viana com Hospedagem
Quem conhece Viana se encanta por suas belezas naturais, pela cultura local, pela história e os monumentos, a gastronomia, e tantos outros atrativos que o município oferece. E muitas vezes, o visitante deseja passar mais do que apenas algumas horas no município e quer ficar um fim de semana, um feriado, uns dias de férias. Para atender esse público, fomos atrás de espaços que oferecem hospedagem em Viana e listamos mais de 400 vagas que vão desde camping até sítios com piscina, campo de futebol e muito verde por todo lado. Há opções para todos os gostos e bolsos com diárias que vão de R$ 25,00 a R$ 2.000,00. Vamos conferir?
Sítio Gava
Viana esconde muitas belezas pouco conhecidas. Uma delas está numa propriedade particular, mas aberta à visitação. Repleto de piscinas de águas cristalinas, o Sítio Gava chama atenção pela paisagem. São, pelo menos, cinco piscinas construídas em meio a rochas. O local ainda tem espaço para camping, lanchonete para os visitantes e área de convivência. Vale ressaltar que os frequentadores podem levar comida, já a bebida deve ser adquirida no sítio, que recebe apenas grupos a partir de 15 pessoas. Com cobrança de entrada, o Sítio Gava, que faz parte do Circuito de Agronegócio de Viana, funciona aos sábados, domingos e feriados e o agendamento prévio deve ser feito por telefone. Onde: Rodovia BR-262, Km 21. Entrada de Formate. Área não urbana. Funcionamento: Nos finais de semana e feriados, aberto das 09h às 18h. Entrada: R$ 20 (crianças com menos de 5 anos não pagam). Informações: (27) 99776-5791(WhatsApp) ou (27) 3366-4216.
Rancho Mamoeiro
Localizado em Mamoeiro, lugar que deu nome ao rancho, o espaço é uma opção para quem deseja se hospedar em Viana para curtir o local ou passear pelo município. O rancho oferece dormitórios que atendem até 50 pessoas e o valor da diária varia de acordo com a quantidade de hóspedes. O local não oferece alimentação, mas é liberada a entrada de comida e bebida e o cliente tem disponível uma cozinha completa com fogão industrial e freezer, área de churrasco, campo de futebol, piscina adulto e infantil, espaço para jogos com sinucas e totó, parquinho infantil, ampla área verde. O funcionamento é todos os dias.
Serviço:
Rancho Mamoeiro
Localização: Mamoeiro, Viana/ES
Contatos: 27-99606-3724
Como chegar? BR 101 Sul – entrada no bairro Mamoeiro ou pelo bairro Jucu – a região é sinalizada
Vagas para hospedagem: 50 – há possibilidade de acampar no sítio.
Valor: de acordo com a quantidade de hóspedes.
Redes Sociais: Instagram: @rancho_mamoeiro | Facebook: rancho_mamoeiro
Mais informações: Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (semect@viana.es.gov.br) – (27) 2124-6764 / (27) 99714-1544
Cachoeira do Aloísio – Kitnets
A Cachoeira do Aloísio, na localidade de Borba, é outro espaço onde se hospedar em Viana. O lugar funciona todos os dias, das 7h às 20 horas, e oferece área de camping que comporta até 100 pessoas a R$ 25,00 a diária individual. Outra opção é alugar uma kitnet a R$ 75,00 por dia. Há opções para casais ou famílias de 4 ou até 8 pessoas. Lá, o visitante terá direito a cachoeira, trilha, piscina, 60 churrasqueiras para grupos e várias opções de atividades que são pura adrenalina. Subir morro, caminhar no mato e descer a pé no leito do rio são algumas. A entrada custa R$ 10,00 por pessoa com direito a levar comidas e bebidas.
Serviço:
Cachoeira do Aloísio
Localização: Formate, Viana/ES
Contatos: 27-99811-8917
Como chegar? BR 262, logo após a Sede de Viana – sentido Montanhas – estrada de Formate – Vale das Cachoeiras – a região é sinalizada
Vagas para hospedagem: 100 para camping – 18 em kitnet
Valor: camping – R$ 25,00 a diária por pessoa kitnet – R$ 75,00 a diária
Redes Sociais: Instagram: @cachoeira_doaloisiocosta | Facebook: cachoeiradoaloisiocosta
Mais informações: Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (semect@viana.es.gov.br) – (27) 2124-6764 / (27) 99714-1544
Sítio Clovis D´Oliveira
Aberto recentemente para hospedagem, o Sítio Clovis D´Oliveira é a mais nova opção para quem deseja gostar de alguns dias em Viana, seja no fim de semana, feriado ou nas férias. Localizado em Pedra da Mulata, o sítio tem capacidade para hospedar até 14 pessoas, que têm direito a cama, travesseiro, roupa de cama e toalha de banho. São 4 quartos, 9 camas, 2 banheiros e meio com diária de R$ 1.000,00. É permitido animais de estimação no local.
O sítio é totalmente reservado, ao lado da estrada de Baía Nova e com caseiro residindo em frente. A Cervejaria Else está localizada a 1km, com restaurante funcionando nos fins de semana para almoço e um Cerimonial para grandes eventos ou reuniões intimistas.
Melhor meio de transporte é de carro, mas a estrada de Baia Nova é muito usada por ciclistas, e de fácil acesso por Taxi, Uber ou mesmo transporte coletivo.
Mais informações: https://abnb.me/BnQENniOzmb
Serviço:
Sítio Clovis D´Oliveira
Localização: Pedra da Mulata, Viana/ES
Contatos: +55 27 99988-9033
Como chegar?
Estrada de Baía Nova – entrada por Viana Sede – a região é sinalizada
Vagas para hospedagem: 14
Valor: R$ 1.000,00 a diária do sítio
Mais informações: https://abnb.me/BnQENniOzmb
Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (semect@viana.es.gov.br) – (27) 2124-6764 / (27) 99714-1544
Pousada Olhos D´Água
A Pousada Olhos D’Água é a mais tradicional de Viana para se hospedar. Com 21 anos de funcionamento, ela está instalada em Biriricas de Cima, em meio ao frescor da natureza e a pouco mais de uma hora da capital Vitória. São 17 suítes, sendo 8 chalés e 9 apartamentos, com capacidade para hospedar até 60 pessoas.
Com piscinas de água natural, sauna, cachoeira, campo society e espaço com jogos, a pousada junta o útil ao agradável aliando em um só espaço, diversão e conforto para atender seus clientes e hóspedes com serviços de bar e restaurante. O funcionamento é nos fins de semana e feriados prolongados.
A diária para casal é de R$ 430,00 com refeições inclusas e de R$ 250,00 somente com café da manhã. Já a diária individual fica a R$ 215,00.
Serviço:
Pousada Olhos D´Água
Localização: Rua Principal, Km 13, s/n – Biriricas de Cima, Viana/ES
Contatos: 27 99983-0171
Como chegar? BR 262 – km 34 – entrada para Biriricas
Vagas para hospedagem: 60
Valor: R$ 250,00 a diária somente com café da manhã e R$ 430,00 diária para casal com refeições.
Mais informações: Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (semect@viana.es.gov.br) – (27) 2124-6764 / (27) 99714-1544
Sítio Aconchego
Uma boa opção pra conhecer o Sítio Aconchego, em Perobas, Viana, é aproveitar a ‘Promoção de Verão’, que reduz em 50% o valor da diária de segunda a quinta-feira para grupos de até 30 pessoas. O sítio oferece 50 vagas de hospedagem, distribuídas em 01 suíte de casal e 08 suítes com camas individuais. O hóspede tem direito a duas piscinas (adulto e infantil ), churrasqueira, campo de futebol, lago para pesca, árvores frutíferas, mata para trilha ecológica, 1000 m² de área gramada para camping, salão de festa coberto, mesas/cadeiras, sinuca. A diária do sítio nos finais de semana ( Sex | Sáb | Dom ) é de R$30,00 reais por pessoa que pernoitar. Se for apenas passar um dia de lazer é de R$ 20,00. Para grupos pequenos ( menos de 30 pessoas), a diária é de R$ 1.000,00. A alimentação é por conta do cliente e o sítio disponibiliza cozinha com utensílios.
Serviço:
Sítio Aconchego
Localização: Perobas, Viana/ES
Contatos: 27- 27 99989-1625 (João Carlos)
Como chegar? BR 262 – depois do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), segunda entrada à direita (estrada de chão)
Vagas para hospedagem: 50
Valor: R$ 30,00 a diária individual e R$ 1.000,00 para grupos de até 30 pessoas
Redes Sociais: Instagram: @sitioaconchegoviana
Mais informações: Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (semect@viana.es.gov.br) – (27) 2124-6764 / (27) 99714-1544
Parque Linear de Canaâ
Uma intervenção urbana que modifica a paisagem e que se transforma em um espaço para todos frequentarem, criando memórias, principalmente de união entre todos os moradores. O espaço conta com a bela vista de um mural em homenagem aos pontos turísticos do município, que enriquece visualmente o ambiente.
Sítio Loddi
Outro atrativo turístico de Viana é o Sítio Loddi. Situado em Jucuruaba, o espaço oferece piscina, área de churrasco e um espaço para reuniões e festas.
Sítio do Rui
Também localizado em Jucuruaba, o Sítio do Rui oferece uma ampla área verde e piscina para a diversão dos visitantes.
Piscina do Zé Maria
A Piscina do Zé Maria é um espaço de lazer localizado em Formate. Conta com várias piscinas, além de campo de futebol e espaço para churrasco e confraternização.
Parque Túnel da Alegria
O parque localizado em Formate conta com várias cachoeiras e 10 piscinas naturais, toboáguas e churrasqueiras. O parque tem valor de entrada, mas também pode ser reservado para eventos.
Parque Rota das Garças
O principal parque ecológico de Viana, o Parque Rota das Garças, localizado no km 18,5 da BR-262, em Viana Sede, tem mais de 400 mil metros quadrados de mata atlântica preservada e uma biodiversidade extensa em meio a Região Metropolitana do Estado.
O parque é uma opção de espaço de lazer no município, além de ser um local para eventos, seminários, encontros, elaboração de políticas públicas e aulas de campo. O ambiente é propício ao desenvolvimento de atividades físicas, sensoriais e intelectuais.
A página de turismo de Márcia Abrahão é publicada todas as quartas-feiras aqui no site Tribuna Norte-Leste
Comente este post