O ex-prefeito Neto Barros, que foi do PCdoB e hoje concorre pelo PP, está com ligeira vantagem sobre o atual prefeito Lastênio Cardoso (MDB) na corrida eleitoral para a Prefeitura de Baixo, conforme pesquisa da Flex Consult, divulgada nesta sexta-feira (6).
A vantagem de Neto é de 6,5 pontos percentuais, o que, do ponto de vista de análise estatística, indica empate técnico dentro da margem de erro de 5% para mais ou para menos da pesquisa realizada.
Considerando outras variáveis, pode-se dizer que Neto Barros está em vantagem, não somente pelos números absolutos apurados, mas também pela rejeição, que é quando o entrevistado responde à pergunta “em quem desses candidatos você não votaria de forma alguma?”.
E aqui Neto abre uma boa vantagem sobre Lastênio Cardoso, que tem 19,5% de rejeição, enquanto Neto é o menos rejeitado com 12,4%.
O candidato mais rejeitado é Saulo Bussular (PL) com 26,2%. Não sabem ou não responderam 12,3% e não rejeitam nenhum 29,6% dos entrevistados.
OS NÚMEROS
Na menção estimulada, que é quando o entrevistado é apresentado a uma lista de nomes, Neto Barros tem 45,9%, seguido por Lastênio com 39,4% e Saulo Bussular com 4,2%. Não sabe/não respondeu foram 7,4% e nulos/brancos/nenhum foram apenas 3,1%.
Na menção espontânea, que registra um voto mais consolidado, Neto Barros lidera a pesquisa com 32,8%, ficando Lastênio em segundo com 27,1% e Saulo Bussular com apenas 1,7%. Não sabem ou não responderam 23,9%; ninguém/branco/nulo foram 14,5%.
Pesquisa realizada pelo Instituto Flex Consultoria & Pesquisa, no dia 2 de setembro de 2024, em Baixo Guandu (ES) e registrada na Justiça Eleitoral sob o número ES-00735/2024, com margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. (Da Redação)
Comente este post