A Vale, com suas atividades industriais e logísticas, emite 1% de todo o carbono emitido no mundo e que, segundo as Nações Unidas, está provocando grandes impactos climáticos no mundo.
A revelação foi feita pelo publicitário Guilherme Barbosa, criador e CEO do ECO55, start-up capixaba de tecnologia voltada para a mitigação dos problemas climáticos provocados pela atividade humana, durante a reunião de lançamento da Frente Parlamentar da Mudança Climática, presidida pelo deputado estadual Mazinho dos Anjos.
O evento realizado no auditório do Sebrae, na Enseada do Suá, nesta quinta, 23, teve como palestrante principal o economista Winston Fritsch, um dos pais do Plano Real, que controla há 30 anos o monstro inflacionário no Brasil.
Guilherme expôs vastamente a questão da emissão de carbono no Beasil e no mundo e, sobre a Vale, acrescentou que “pelo menos 80% dss emissões da empresa são no Espírito Santo”.
O professor Winston salientou, em sua fala, que a matriz energética é a principal discussão a ser feita, “pois representa quase 75% das emissões de carbono do planeta”. Para ele, enquanto se aguarda a revolução do hidrogênio, é preciso se investir em energia limpa.
A iniciativa do deputado Mazinho dos Anjos de promover esse debate no Legislativo foi muito elogiada pelos participantes da reunião. Estavam presentes três secretários de Estado – Felipe Rigoni, do Meio-Ambiente; Enio Bergoli, da Agricultura; e Emanuela Pedroso, de Governo -, além de representantes de diversas entidades e órgãos públicos. (José Caldas da Costa)
Comente este post