A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através da Coordenadoria de Vacinação, inicia hoje, 1º de março, a vacinação de idosos com mais de 85 anos nas Unidades Básicas de Saúde (Paulista e Monte Sinai) no interior do município.
A vacinação na sede teve início no dia 24 de fevereiro e prossegue em algumas unidades. O coordenador do setor de Vacinação, Sales Jr., esclareceu que devido ao maior rigor na fiscalização da distribuição e aplicação das doses da vacina, provocou um atraso na entrega em todo o Estado e, por isso, não foi possível iniciar a vacinação desse público-alvo antes.
Sales Jr., disse ainda que está sendo vacinado quem chega primeiro às unidades de saúde, obedecendo o critério de ter mais de 85 anos de idade. Apenas os acamados não precisarão sair de suas casas, pois uma equipe irá até eles.
Quanto à vacinação no interior do município, Salles esclareceu que só começaria após a vacinação dos idosos da sede.
Quando a campanha iniciou, em 20 de janeiro 2021 -, seguindo a recomendação do Programa Nacional de Imunização (PNI) e Ministério da Saúde, idosos de 90 anos de idade ou mais e profissionais da saúde foram os primeiros a receberem a dose da vacina.
Confira o cronograma de vacinação Sede do Município
24/02 a 05/03
UBS Bambé
UBS Irmãos Fernandes
UBS Vila Vicente UBS
Alvino Campos (Centro)
Horário: 08h às 11h e 13h às 16h24/02 a 26/02
UBS Colina
Horário: 8h às 11h e 13h às 16h03/03
UBS Vila Luciene
Horário: 13h às 16hInterior
01/03
UBS Paulista
UBS Monte Sinai (Vermelha)
Horário: 8h às 15h02/03
UBS Itaperuna
Horário: 8h às 11h
UBS Santo Antônio (Tatu)
Horário: 12h30 às 15h03/03
UBS Cachoeirinha de Itaúnas
Horário: 8h às 11h04/03
UBS Monte Senir
Horário: 08h às 11h
UBS Vargem Alegre
Horário: 13h às 16hDocumentos Necessários
Cartão SUS
CPF
Cartão de Vacina
Obs.: Todas as informações serão dadas nas unidades de saúde
De acordo com o Coordenador do setor de imunização, Sales Junior, “as doses que chegam na tarde desta terça são especialmente para vacinar os idosos de 85 a 90 anos de idade ou mais”. No momento, em estoque há 174 doses da vacina, e a meta é vacinar todos os profissionais do Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, uma vez que o hospital recebe pacientes infectados pelo vírus em estado mais grave.
Ainda de acordo com o coordenador, a aplicação da segunda dose em profissionais da saúde ainda não começou. Sales também informou que a data da vacinação dos profissionais da saúde que atuam no interior será informada através de calendário a ser divulgado através dos meios de comunicação da prefeitura.
O Secretário Municipal de Saúde, Gustavo Lacerda, falou da importância de a população continuar se protegendo: “Estamos vacinando os grupos prioritários, mas isso não significa que está tudo resolvido. É preciso continuar usando a máscara de proteção, continuar fazendo o possível para manter o isolamento social e manter a higienização das mãos com o álcool 70% ou água e sabão”, recomendou o secretário, que também informou: “Os grupos abaixo de 85 anos de idade serão vacinados gradativamente assim que as doses chegarem ao nosso município, com previsão ainda para o mês de março”, disse. (Weber Andrade com Secom/PMBSF)
Comente este post